Ativismo cultural negro é latente no som de rádio sul-africana

“Organizar som, música e palavras em novas formas de sabedoria”, é o que se apresenta na descrição do site

Por Larissa Carvalho

O projeto Pan African Space Station (Pass), ou em tradução livre Estação Espacial Pan Africana, é uma iniciativa na África do Sul, caracterizada como estação de rádio física e online. Fundada há dez anos pelo artista Chimurenga junto ao compositor e músico Neo Muyanga, a rádio sul-africana funciona também como espaço de entrevistas, debates, shows musicais ao vivo, leituras de poesias, performances, exposições, bem como centro de pesquisa e acervo.

Resiliência, fortaleza, força interna, calma interna são algumas das temáticas inseridas nas músicas tocadas “para se apoiar em tempos de perigo, o perigo que está diante de nós”, é o que considera um dos locutores da estação.

Afrobeat, dubstep, funk, kwaito, soul e outros sons experimentais são alguns dos gêneros tocados na programação musical da rádio. Além de países africanos, a iniciativa Pass já passou por países, como Estados Unidos e Reino Unido. A Cidade do México, Nova York, Paris e Lagos já receberam a plataforma móvel em pop-up, por meio de eventos cujas discussões vão do racismo à história africana.

“Existem outros mundos lá fora, eles nunca te falaram sobre”. No site da rádio, é possível descobrir e aprofundar conhecimentos. Existe uma série de programas voltados a “Histórias sobre música na África” para quem tiver interesse em conhecer mais.

O contato pode ser feito pelo telefone + 27 21 422 4168 e e-mail info@chimurenga.co.za.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s