Estudos africanos será tema da IX Rodada de Eventos do NEI

Nelson Mandela é o homenageado da edição deste ano

Por Larissa Carvalho

2018 é o ano em que se celebra o centenário do ativista político Nelson Mandela (1918-2013). Pensando nisso, estudos africanos em homenagem ao Nelson Mandela será foco principal da nona edição da Rodada de Eventos em Direito e Relações Internacionais, nos próximos dias 13 e 14 de novembro, mês em que é lembrada a importância da Consciência Negra. O evento é gratuito e é organizado pelo Núcleo de Estudos Internacionais (NEI), da Universidade de Fortaleza (Unifor), e em parceria com a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG).

A IX Rodada ocorre anualmente, e faz parte das atividades propostas pelo NEI. Pela primeira vez, a África é contemplada como temática principal, por meio do líder sul-africano Nelson Mandela. “Em cada uma delas, homenageamos uma personalidade de expressão nacional ou internacional, que tenha elevado do Brasil ao mundo ou que a sua contribuição também reflita no Brasil”, aponta o professor de Direito Internacional da Unifor e coordenador do NEI Walber Muniz. A professora do Programa de Pós-Graduação (PPGD) da Unifor Gina Pompeu organiza também a edição deste ano.

A escolha do tema tem vínculo também com pesquisas desenvolvidas no NEI e nos projetos de pesquisa com bolsa da Fundação Edson Queiroz (FEQ), aprovados pela Divisão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI), para o período 2018 a 2019.

“A área geográfica em estudo pelos alunos pesquisadores do NEI corresponde a países africanos, principalmente aqueles que possuem relações internacionais com o Ceará como é o caso de Angola, Cabo Verde, Moçambique, entre outros”, afirma Walber Muniz. O Ceará concentra hoje cerca de 2.500 universitários africanos.

“Trazer Nelson Mandela como homenageado significa mais que comemorar o seu centenário, significa homenagear um líder e moderador, defensor da vida e da prosperidade dos maus humildes, idealizador de um mundo com progresso, justiça social e sobretudo, sem preconceito”, é o que destaca o professor Walber Muniz.

A homenagem a Mandela é bastante simbólica, pois “foi quem mais lutou pela liberdade humana, foi um crítico dos governantes corruptos e que quebraram valores e práticas de vida”. Walber Muniz considera que, mesmo tendo superado a prisão, o ativista foi um grande conselheiro para um mundo melhor.

A edição deste ano será dividida em dois segmentos. O primeiro ocorrerá um ciclo de palestras com os professores universitários Flávio Saraiva Coimbra, da Universidade de Brasília (UnB), e Iuri Paiva, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A programação será confirmada no próximo dia 30 de outubro.

No segundo momento, ocorrerá uma jornada de direito internacional destinada aos alunos e professores pesquisadores do NEI, que queiram submeter trabalhos científicos. A data limite para submissão dos artigos é até dia 30 de outubro.

Serviço:

IX Rodada de Eventos em Direito e Relações Internacionais
Quando: 13 e 14 de novembro de 2018
Onde: Universidade de Fortaleza (Unifor)
Data limite para submissão de trabalhos: 30 de outubro de 2018
Inscrições: http://www.unifor.br/nei ou durante o evento

Contato: nei@unifor.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s