O 2º Festival de Capoeira Ancestralidade e Resistência – Gingando pelo Mundo acontece em Salvador (BA) entre até o próximo domingo, 5 de maio, com afroempreendedores das áreas de artesanato e gastronomia da cidade. A principal atração do evento é o desfile manifesto “Capoeira tem estilo”, que acontecerá no sábado, 4, às 17h, com marcas autorais e peças exclusivas, além do lançamento de uma grife voltada para a capoeira.
“Além de estarmos desfilando nosso estilo naquele lugar de visibilidade que é a passarela, também estaremos falando sobre nossas pautas e reinvindicações mais urgentes. Esse manifesto usa a moda como ferramenta para mostrar nossa capacidade de criar e ocupar todos os espaços, sempre nos reinventando e salvando as tradições”, explica Mestra Princesa, uma das organizadoras do evento.
Além disso, a programação ainda fará uma homenagem aos mestres griôs, figuras veneradas pela contribuição ao desenvolvimento e preservação da capoeira. São eles: Mestre Alabama, Mestre Baiano, Mestre Boca Rica, Mestre zé do Lenço, Mestre Zé Mário,Mestre Carcará, Mestre Curió, Mestre Felipe, Mestre Lua de Bobó, Mestre Jorge Satélite, Mestre Lua Rasta, Mestre Nô, Mestre Olavo da Bahia, Mestre Pelé da Bomba e Mestre Santa Rosa.
O festival é um esforço conjunto para promover e valorizar os projetos artísticos, artesanatos e gastronomia ancestral produzidos pelos mestres, mestras e grupos de capoeira de todo o estado. No evento, terão produtos que vão desde o artesanato tradicional até roupas inspiradas na cultura afro-brasileira.
Confira detalhes
Feira Cultural e Gastronômica / 2º Festival de Capoeira Ancestralidade e Resistência – Gingando pelo mundo
Quando: 2 a 5 de maio (quinta-feira a domingo)
Onde: Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca dos Barris)
Redes: www.capoeiraemmovimento.com.br (site) e @capoeiraemmovimentobahia (Instagram)
Foto de capa: Divulgação.
LEIA MAIS: Conheça Priscila Santana, baiana que está por trás de um dos maiores festivais de Nova Iorque