O Laboratório de Criação em Cultura Alimentar, programa de pesquisa da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), realiza uma atividade formativa online nesta quarta, 19, e quinta-feira, 20, sobre “Afrobrasilidades gastronômicas”. Para participar, os(as) interessados(as) podem se inscrever no site gastronomiasocial.org.br, até 19 de junho. Após a inscrição, é preciso aguardar um e-mail com as informações de acesso ao curso. As vagas serão preenchidas por ordem de cadastro.
A formação gratuita tem como intuito estimular discussões amplas sobre alimentação, considerando as questões de raça e gênero, visando enriquecer o estudo contínuo em cultura alimentar. A facilitadora da atividade é Lourence Alves, doutora em Alimentação, Nutrição e Saúde pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Lourence é ainda professora e pesquisadora no Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), focando em estudos afrocentrados na Gastronomia e Alimentação, abordando questões culturais, religiosas de matriz africana, interseccionalidades e contra-colonialidade.
“As atividades formativas do Laboratório possibilitam a pesquisadores e interessados, já que os cursos são abertos ao público, a oportunidade de partilhar experiências e discussões com professores sensíveis ao processo de criação, pesquisa, desenvolvimento e inovação, que reverbera e valoriza a cultura alimentar”. É o que diz Vanessa Moreira, coordenadora de cultura alimentar da EGSIDB.
LEIA TAMBÉM: Exposição “Comigo Ninguém Pode – a pintura de Jeff Alan” chega a Salvador
Sobre Lourence Alves
Lourence Alves é doutora em Alimentação, Nutrição e Saúde pela UERJ, mestre em História das Ciências e da Saúde pela Fiocruz, e bacharel em Gastronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em História pela UERJ. É professora e pesquisadora do Departamento de Ciências dos Alimentos no curso de Gastronomia da UFBA. Desenvolve estudos, formações e projetos em perspectiva afrocentrada na área da Gastronomia e Alimentação, em seus diálogos com a cultura, religiosidades de matrizes africanas, interseccionalidades e contra colonialidade. É colaboradora da Oriki Editora, mãe de Carolina Maria, filha de Iemanjá, poeta e escritora.
Sobre o espaço de formação
É um equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-Ceará). O centro de formação foi inaugurado em 2018, no bairro Cais do Porto, em Fortaleza (CE). E é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense; os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior cearense.
Confira detalhes
Afrobrasilidades Gastronômicas: cultura alimentar, raça e gênero
Inscrições: até dia 19/06/2024 (quarta-feira) ou preenchimento total das vagas no site.
Aulas: Dias 19 e 20, das 16h às 19h30.
Redes sociais: @escolagastronomiasocial
Dúvidas ou mais informações: (85) 98439-4964 ou pelo e-mail cultura.alimentar.egsidb@idm.org.br.
Foto de capa: Ax Markazi Babaiyan/Pexels.
LEIA TAMBÉM: Museu da Língua Portuguesa inaugura mostra sobre línguas africanas