Pernambuco

Espetáculo itinerante desfila por ciclofaixas e ruas do Recife

O espetáculo “CicloFrevo é Brega” acontece neste sábado, 8, com apresentações autorais de dança e música brega no Recife (PE). A vivência começa pelo desfile de bicicletas nas ciclofaixas e ruas da cidade, destacando as vertentes do brega funk e romântico, a resistência e a inovação das periferias. O espetáculo também dialoga diretamente com as temáticas racial, social, de gênero, política, cultural e educativa. Realizado pela Lúden Cia de Dança, o evento é gratuito e acontece às 10h50 e às 12h30, com classificação livre e intérpretes de libras para comunidade surda.

“A apresentação, que é itinerante, inicia-se num desfile bicicletivo. Ao som de uma diversidade de bregas, executado por uma bicicleta sonora, oito intérpretes representando ícones da dança e música do respectivo gênero desfilam pelas ruas da cidade do Recife, realizando paradas nos mercados públicos dançando, contando e cantando histórias do povo recifense”, explica Minininho, responsável pelo roteiro e pela concepção do espetáculo.

Foto: Wanderley Aires.

“Danças, poesias, gírias, sonoridades, vestuário e redes sociais são formas onde o brega expressa a maneira de vida da maioria da população das comunidades do Recife, que dança, canta e conta suas dores, superações, desilusões e amores numa diversidade de expressões, entre elas força, resistência, ostentação, felicidade e tudo mais que envolve o movimento brega. Essas menções aparecem no “CicloFrevo é Brega” e são representadas por figurinos, maquiagens, cenários, coreografias e muita música durante as ações do circuito”, afirma.

O CicloFrevo acontece em parceria com a CONVIVA Mercados e Feiras – Autarquia Municipal, além de ter o incentivo público pelo edital Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura), Fundarpe, Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), Governo do Estado de Pernambuco e a direção geral do produtor cultural pernambucano Jose Valdomiro, mais conhecido por Minininho. O circuito também tem o apoio da Associação Defensora da Ilha de Joaneiro (Recife) e da Escola de Frevo do Recife.

Sobre a Lúden Cia de Dança

A Lúden Cia de Dança existe desde 2008 com o objetivo de contribuir, por meio das expressões da cultura popular, especialmente das danças, para o fortalecimento, a divulgação e a preservação dos patrimônios culturais e imateriais da humanidade, como o Frevo e o Brega.

Com o “CicloFrevo”, que começou a circular via Lei Aldir Blanc 2020, a Lúden tem conquistado espaço de atuação no cenário cultural pernambucano. Este projeto consiste em apresentações itinerantes de passistas-ciclistas em vias cicláveis. De 2022 até agora, realizou apresentações com diversas temáticas: “Onde está o Boi do CicloFrevo”, encenado no período de natal, “Junino no São João da Capital”, apresentado no ciclo junino do Recife e de Caruaru.

Entre as produções gerais da Lúden, desde o surgimento, estão: coreografia “Compasso Biomecânico”; espetáculo “Efervescência”; videoarte “(in)VISIBILIDADE”; “Lúden: a MuDança para a Juventude da Periferia” e “Lúden Cia de Dança”, essas duas últimas premiadas pelo Agente Jovem de Cultura (2012) e pela Culturas Populares Leandro Gomes de Barros (2017), ambos os prêmios vinculados ao Ministério da Cultura.

Confira detalhes

Espetáculo “CicloFrevo é Brega”

Quando: 8 de fevereiro, sábado

Horário: 10h50 (Local: Mercado de Casa Amarela)

Horário: 12h30 (Local: Mercado da Boa Vista)

Todas as apresentações são gratuitas e possuem intérpretes de libras

Foto de capa: Wanderley Aires.

LEIA MAIS: Livro de doméstica recifense conta histórias de 50 anos de trabalho invisível

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: