A 14ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano está com inscrições abertas para laboratórios de atuação e crítica de cinema. As oficinas têm vagas limitadas, com inscrições até o dia 12 de novembro; elas são voltadas para os amantes da sétima arte, atores, atrizes, artistas, e estudantes, com idades a partir de 16 anos.
Os laboratórios acontecem de 27 a 29 de novembro, no Teatro Jofre Soares no Sesc Centro, e de 04 a 06 de dezembro, no Sesc Poço e no Centro Cultural Arte Pajuçara.
As inscrições para os Laboratórios de Atuação e Crítica são gratuitas e poderão ser realizadas por meio de formulários online, disponíveis nos seguintes sites: https://doity.com.br/laboratorio-de-atuacao e https://doity.com.br/laboratorio-de-critica-cinematografica
Sobre os laboratórios
O Laboratório de Atuação será ministrado pela atriz Wanderlândia Melo, será uma imersão que visa aprofundar a compreensão e a habilidade dos participantes com foco no estado de presença e na criação de personagens. Os participantes terão a oportunidade de explorar técnicas e abordagens da palhaçaria, estado de jogo e presença, assim aprimorando suas habilidades de atuação para a câmera.
A oficina terá 15 vagas e ocorre entre os dias 27 e 29 de novembro, das 9h às 12h, no Teatro Jofre Soares no Sesc Poço, em Maceió.
Já o Laboratório de Crítica será ministrado por integrantes do Mirante Cineclube, que irá possibilitar aos participantes um olhar mais sensível e apurado acerca da arte cinematográfica, estimulando o compartilhamento das impressões a partir da escrita sobre os filmes e produzindo textos sobre filmes exibidos na 14ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano, entre os quais eles irão escolher aquele que receberá o Prêmio Olhar Crítico.
A oficina terá 20 vagas, com aulas teóricas de 04 a 06 de dezembro, das 18h30 às 21h30, no Sesc Poço, e acompanhamento da programação de filmes da 14ª Mostra Sururu, de 07 a 10 de dezembro, no Centro Cultural Arte Pajuçara.
Veja a programação dos laboratórios
Laboratório de Atuação _ com Wanderlândia Melo
27 de novembro _ segunda-feira, das 9h às 12h
Teatro Jofre Soares – Sesc Centro
Fundamentos da Atuação: Introdução à arte da atuação e estudo de referências; Exercícios para desenvolver concentração, presença e consciência corporal; Técnicas de análise de texto e criação de personagens; Exploração das motivações, objetivos e obstáculos do personagem.
28 de novembro _ terça-feira, das 9h às 12h
Teatro Jofre Soares – Sesc Centro
Expressão Emocional e Física: Exploração das emoções e do uso do corpo na atuação; Exercícios de improvisação para desenvolver a espontaneidade e a reatividade; Trabalho prático na expressão emocional através de cenas; Trabalho em equipe e colaboração na criação de cenas e personagens; Exercícios de improvisação de grupo; Apresentação de cenas coletivas.
29 de novembro _ quarta-feira, das 9h às 12h
Teatro Jofre Soares – Sesc Centro
Apresentação e Avaliação: Preparação e apresentação de cenas individuais ou em grupo; Reflexão sobre o crescimento durante o laboratório; Discussão sobre as perspectivas futuras dos participantes na atuação.
Laboratório de Crítica _ com Mirante Cineclube
Aulas teóricas _ 04 a 06 de dezembro, das 18h30 às 21h30 no Sesc Poço
Maceió/Alagoas
O Lugar do Cinema: O cinema como arte, como memória e como entretenimento; O cinema como espaço e relação humana; O papel dos filmes, dos festivais e das mostras; A leitura do filme: análise x crítica; cobertura de festivais e mostras.
Linguagem do Cinema: Do que é feito um filme? Aspectos que compõem a obra
cinematográfica; Estética e percepções possíveis.
Ler filmes, escrever sentidos: prática de escritas: Apresentação de textos e vídeos com análises e críticas de cinema; Apresentação de filmes alagoanos; Exercícios de percepção e escrita; Debate sobre os textos produzidos.
Aulas práticas _ 07 a 10 de dezembro, no Centro Cultural Arte Pajuçara, durante a programação da 14ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano.
Cobertura da mostra: Recepção, acompanhamento e revisão dos textos produzidos sobre os filmes exibidos durante a 14ª Mostra Sururu.
Foto de capa: Isaiah Ekele/Pexels
LEIA TAMBÉM: 6 reflexões de Carolina Maria de Jesus sobre a vida, arte e fome