No total, são 18 vagas para o mestrado e 12 para o doutorado
O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará (PPGH/UFC) abriu inscrições na última quinta-feira, 22, para selecionar mestrandos e doutorandos para as turmas de 2021. O edital traz novidades como ampliação de vagas e cotas para candidatos negros, indígenas e quilombolas. É possível se candidatar até 24 de janeiro de 2021.
No total, são 18 vagas para o mestrado, divididas em dois editais. O primeiro oferta 16 vagas e destina até duas para candidatos negros. O segundo tem duas vagas, sendo uma para autodeclarado como indígena e a outra para candidato autodeclarado como quilombola.
Por sua vez, o doutorado oferece 12 vagas e segue a mesma lógica adotada para o mestrado. Dois editais: um oferta dez vagas, sendo uma delas para estudantes negros; o segundo, uma para indígena e a outra para quilombola.
“A homologação das inscrições para candidatos autodeclarados negros, indígenas e quilombolas está sujeita a procedimentos específicos, definidos nos editais, e avaliação de comissão de heteroidentificação”, destaca material divulgado no site do PPGH/UFC.
O programa afirma que as políticas afirmativas e de ampliação das vagas foram aprovadas pelo colegiado no fim do ano passado. Para tanto, os professores seguiram as recomendações do Documento da Área 40 (História), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e implementadas conforme a portaria nº 13/PRPPG/UFC, de 10 setembro de 2020.
Para conhecer as etapas, procedimentos e documentação exigida, consultar os editais disponíveis no site do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFC).
Foto de capa: Divulgação.
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Quase jornalista pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Além do Negrê, é repórter de Cidades do Grupo de Comunicação O POVO, cobre mobilidade, saúde, meio ambiente e outros, mas tem carinho pela Educação. Entre 2013 e 2015, cursou matemática na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Nesse período, fez parte do projeto O Círculo da Matemática, programa de ensino para crianças da rede pública, iniciativa da Universidade de Harvard em parceria com o Instituto TIM. Também deu aulas de inglês para crianças durante intercâmbio na Colômbia.