O coletivo cultural Mandume realizará a primeira Conferência Pernambucana de Produções Culturais Negras (I COPECUNE) nos dias 22 e 26 de fevereiro. Para compor o debate sobre a produção cultural da população pernambucana negra, abriu-se um edital de chamada de trabalhos voltado para artistas, produtores culturais e pesquisadores desta área. O evento será online, as inscrições são gratuitas e o prazo para envio dos trabalhos é até esta sexta-feira, 22.
A programação do evento contará com mesas de debates e simpósios. O tema desta primeira edição é “Produções Culturais, Negritude e Memória”, o qual se subdivide em três eixos temáticos que orientam os simpósios: Artes visuais “Negritude nas artes visuais”, coordenado pelo artista visual e fotógrafo, Rennan Peixe; Audiovisual “Frames da realidade negra”, coordenado pela documentarista e diretora de cinema, Ethel Oliveira; e Estudos históricos e culturais da população negra “Estudos e Inventivos Negros”, coordenado pela doutora em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professora do departamento de História na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Luiza Reis.
A comissão avaliadora irá selecionar 10 trabalhos, que farão parte dos três simpósios da conferência. Depois, os escolhidos serão publicados na revista eletrônica do evento. Os trabalhos também devem obedecer aos seguintes formatos: relatos de experiência, artigos, fotografias e produções audiovisuais. Terão preferência as produções de pessoas negras, que tenham formatos mais versáteis tecnologicamente, tendo em vista que o evento será online.
Saiba mais:
COPECUNE – I Conferência Pernambucana de Produções Culturais Negras
Quando: 22 e 26 de fevereiro
Inscrições: 08/01 a 22/01
Via: formulário eletrônico
Onde: canal no youtube do Museu da Abolição
Valor: Gratuito
Para ver mais detalhes sobre o edital, acesse o link.
Foto de capa: Divulgação.
LEIA TAMBÉM: Maju Coutinho deve assumir a apresentação do Fantástico
Conheça o Negrê Podcast:
Quando criança, sonhava em ser escritora. Hoje, é graduada em Letras e Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Prêmio Neusa Maria de Jornalismo. Produtora cultural, simpática, TCC nota 10 e faz tudo.