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Afroempreendedores do PretaHub participam do Festival Petronio Álvarez na Colômbia

Cinco empreendedores brasileiros negros do PretaHub, por meio do Festival Feira Preta, vão participar da 27ª edição do Festival Petronio Álvarez, entre os dias 16 e 21 de agosto, em Cali (Colômbia). O intuito é estimular um intercâmbio entre cultura e afroempreendedorismo, além do estímulo do turismo afro. Na ocasião, esses afroempreendedores fizeram parte do projeto Afrolab.

2023 é o terceiro ano que a Feira Preta marca presença no evento na Colômbia. Em 2022, a delegação contou também com a participação de cinco empreendedores que vendem produtos de moda, acessórios e cosméticos, e venderam cerca de R$ 100 mil reais. Além disso, estes participaram da programação, com desfile de modas, palestras e lançamento de livros. O momento também contou com a apresentação da Banda Ilê Ayê. 

O intercâmbio permaneceu com a vinda da comitiva colombiana para o Brasil e mais de 30 integrantes fizeram parte do Festival Feira Preta, evento de cultura negra, que aconteceu entre os dias 4 e 5 de dezembro do ano passado, em São Paulo (SP).

Nove em cada dez pessoas negras no Brasil demonstram interesse no tema empreendedorismo, conforme uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva e pela Feira Preta. O estudo ainda mostra que esse é o maior sonho dessa parcela da população – um em cada quatro entrevistados afirmaram que seu maior sonho é ter ou até mesmo ampliar o próprio negócio.

Para Adriana Barbosa, idealizadora da Feira Preta e CEO da PretaHub, essa oportunidade expande o afroturismo e o afroempreendedorismo internacional. “O Festival Feira Preta é uma ponte para que esses profissionais ampliem seus negócios. Esse é um dos principais fatores na mudança estrutural do mercado. O Brasil é um dos países da América Latina que mais atua em questões raciais. Daí a importância da promoção desse intercâmbio que promove criações, avanços e modelos de negócios além de criar um ambiente favorável para a população negra sair do empreendedorismo por necessidade”.

Os afroempreendedores selecionados que participarão do festival na Colômbia são: Pretapretin UbuntuChinua Acessórios e Moda CasaAtelier Camila LorenSanta Thereza Design e Woolmay Mayden Brand. Na edição deste ano, além do estande com os empreendimentos brasileiros, haverá ainda a promoção de um desfile de modas e um painel chamado Festivales de Cultura negra: identidad, creatividad y empoderamiento económico com Daniel Manjarrés, assessor de Relações Institucionais da PretaHub/Festival Feira Preta, Flip Couto, diretor criativo da Festa Amem, Jaqueline Fernandes, diretora do Festival Latinidades, e Ana Copete, diretora do Festival Petronio Álvarez.

Durante os dias de atividades, também haverá o lançamento da Plataforma Global de Festivais Afro Culturais, idealizado pelo Festivais Feira Preta e Petronio Álvarez. O propósito é conectar eventos e festivais de cultura negra do mundo; proporcionando aos seus gestores uma comunidade segura para troca de conhecimentos, experiências e melhores práticas de gestão de festivais, conceito, programação, governança, modelos de negócios, públicos, comunicações, uso de tecnologias, empreendedorismo e muito mais.

Assim como a Feira Preta, o Festival Petronio Álvarez da Colômbia promove encontros e contribui com o resgate da cultura tradicional de toda uma comunidade. 

Sobre a Feira Preta

A Feira Preta surgiu em 2002, focada na venda de produtos de afroempreendedores. Com o passar dos anos, se tornou um festival com conteúdos, produtos e serviços nos mais diversos segmentos. Assim, o Festival Feira Preta pauta tendências, estilos de vida e o que existe de mais inventivo e inovador na criatividade afrobrasileira. O Festival reúne também diversos artistas e empreendedores negros expoentes no Brasil e América Latina, tornando-se assim um dos maiores festivais de cultura negra latino-americana. 

Sobre a PretaHub

A PretaHub é um hub de criatividade, inventividade e tendências pretas. É o resultado de 21 anos de atividades do Instituto Feira Preta no trabalho de mapeamento, capacitação técnica e criativa, aceleradora e incubadora do empreendedorismo negro no Brasil. O hub incentiva a relação com a cultura, a economia e o empreendedorismo negros, através de um olhar honesto e propositivo, entendendo seus papéis fundamentais na mudança estrutural de uma sociedade de um mercado que precisa absorver essa população. Não apenas em seus processos de consumo, mas no respeito à sua existência enquanto potência criativa e empreendedora.

Foto de capa: Venancio/Feira Preta.

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