Tela Preta

Autonomia, sexualidade, liberdade e universo feminino negro na série Ela quer tudo

O Julho das Pretas já começou e na editoria Tela Preta vamos indicar produções do cinema que focam no universo e protagonismo feminino negro. A nossa primeira indicação deste mês em que homenageamos nossas mulheres pretas é a série Ela quer tudo (2017), que tem como personagem principal a preta Nola Darling (DeWanda Wise). Criada e dirigida pelo cineasta Spike Lee, 64, a produção mistura os gêneros de comédia, drama e romance ao mesmo tempo.

Nola Darling (DeWanda Wise). Foto: Reprodução/Netflix.

Sempre interagindo com o espectador, Nola Darling é uma mulher preta, bissexual, artista-pintora e vive no bairro do Brooklyn (Estados Unidos). Ela saiu da casa dos pais e mora sozinha, lutando sempre pela sua independência financeira e autonomia enquanto mulher negra. A produção é baseada no filme Ela quer tudo (She’s Gotta Have It), lançado no ano de 1986 e dirigido pelo mesmo diretor, com o mesmo nome da série. O que muda são os atores que participam das produções.

Foto: Reprodução/Netflix.

Dona de si e de suas decisões, ela se envolve com três homens de personalidades diferentes: um homem branco, Mars Blackmon (Anthony Ramos) e os dois homens pretos: Greer Childs (Cleo Anthony) e Jamie Overstreet (Lyriq Bent). Entre os envolvimentos que Nola tem com eles, o seriado também explora sua bissexualidade. Então, ela também se relaciona com uma mulher negra, Opal Gilstrap (Ilfenesh Hadera).

Além das questões de sexualidade e relacionamentos afetivos, a vida de Nola Darling é permeada também por acontecimentos que envolvem questões, como autoconhecimento, autonomia, liberdade, independência financeira, processos artísticos e identidade de uma mulher negra em construção e oposta aos rótulos.

As músicas dos episódios compõem a trilha sonora são produções genuinamente negras, o que faz a série enaltecer a cultura negra e os artistas musicais negros. Além disso, há momentos em que há fortes críticas políticas à gentrificação, ao machismo, ao racismo e ao cenário político dos Estados Unidos.

Foto: Reprodução/Netflix.

A série Ela quer tudo (She’s Gotta Have It) foi lançada em 23 de novembro de 2017 e terminou em de 2019. A produção teve boa recepção da crítica.

Confira o trailer:

Ficha técnica

Ela quer tudo (She’s Gotta Have It)
Ano: 2017
País de origem: Estados Unidos
Gênero: Comédia, Drama e Romance
Classificação indicativa: 16 anos
Temporadas: 2
Total de episódios: 19
Duração: 31-38 min
Baseado em: Filme Ela quer tudo (1986), de Spike Lee
Criação e Direção: Spike Lee
Produção Executiva: Spike Lee e Tonya Lewis Lee
Produção: Jamie Dooner, Robert Sudduth e Hal Olofsson
Elenco: DeWanda Wise, Anthony Ramos, Lyriq Bent, Cleo Anthony, Margot Bingham, Chyna Layne, Ilfenesh Hadera, Elvis Nolasco, Joie Lee e De’Adre Aziza
Música: Black Girl Magic, de Chrisette Michele
Disponível em: Netflix

Foto de capa: Divulgação/Netflix.

LEIA TAMBÉM: Manhãs de Setembro é reflexo da realidade LGBTQIA+ com várias doses de afeto

Ouça o episódio #14 – Por uma sociedade sem manicômios:

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: