A Cia de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) está com inscrições abertas, por meio de formulário eletrônico ou site do GESTO – GRUPO DE ESTUDOS EM TEATRO DO OPRIMIDO, para as duas primeiras fases de seleção para montagem do espetáculo O PREGADOR – Teatro-Fórum Antirracista até o dia 14 de maio. A partir da chamada pública, composta de três etapas, serão selecionados seis artistas que irão compor o elenco da peça, que tem direção de Licko Turle.
Inicialmente, os interessados terão que passar pelo seminário “Meu Caro Amigo … Augusto Boal” e enviar de vídeo apresentação, de até dois minutos, descrevendo a trajetória artística e as expectativas em participar. Nesse momento, serão selecionados até 30 artistas, e o resultado será divulgado no site do GESTO.
A última e terceira etapa é a participação em um circuito de oficinas presenciais, de 21 a 23 de maio, com dança e música (afro-brasileiras), leitura/interpretação de textos e jogos improvisacionais, orientados pela equipe de criação do espetáculo. Ao final, serão selecionados até seis atores e atrizes, profissionais e estudantes de Artes Cênicas e Bacharelado Interdisciplinar em Artes da UFBA. O resultado também será divulgado no site do GESTO.
As ações fazem parte do projeto “Estudos em Teatro do Oprimido: práticas político-pedagógicas”, do edital Pró-Humanidades do CNPQ (2023), que começou em janeiro deste ano, com o curso de pós-graduação lato sensu “Especialização em Teatro do Oprimido”, sob a coordenação da docente e doutora em artes Antônia Pereira.
Sobre o espetáculo
O PREGADOR – Teatro-Fórum Antirracista é o terceiro espetáculo da Cia de Teatro da UFBA com tema, direção, elenco e equipe de criação de pessoas negras. Antes, foram encenadas Gusmão- o Anjo e sua Legião (2017) e Pele Negra, Máscaras Brancas (2019). A peça conta a trajetória de Clara, mulher e estudante preta, que tenta fugir do destino trágico, imputado pela sociedade racista aos corpos negros.
O subtítulo “Teatro-Fórum Antirracista” foi escolhido propositalmente pelo diretor e curinga do espetáculo, Licko Turle, para debater o racismo e marcar os 15 anos da morte de Augusto Boal (2009), com quem trabalhou e criou o Centro de Teatro do Oprimido no Rio de Janeiro em 1986.
Seminário
Os interessados no seminário “Meu Caro Amigo … Augusto Boal”, que não desejam participar da seleção para o espetáculo, também devem se inscrever no site do GESTO ou em formulário eletrônico. O evento acontecerá nos dias 13 e 14 de maio e deseja compartilhar com o público a dinâmica do sistema desenvolvido pelo teatrólogo brasileiro.
Confira detalhes
Audição O PREGADOR – Teatro-Fórum Antirracista
Quando: 21 a 23 de maio
Onde: Sala 104, do PAF V – UFBA (Campus Ondina)
Inscrições: até 14 de maio (https://forms.gle/i5GhCt5n59pcZg7j9)
Seminário “Meu Caro Amigo… Augusto Boal”
Quando: 13 e 14 de maio
Onde: Auditório da Faculdade de Comunicação FACOM), em Ondina
Inscrições: até 13 de maio (https://forms.gle/7vBudTxgNRYpxSy68)
Foto de capa: Divulgação.
LEIA MAIS: Espetáculo “Dandara na Terra dos Palmares” estende temporada em Salvador