As inscrições para o curso “África e suas múltiplas riquezas artísticas e tecnológicas” se encerram na próxima terça-feira, 31. A formação consiste em oficinas culturais da Farafina. A temática da edição deste ano foi escolhida em homenagem ao 25 de maio, Dia Mundial da África (Africa Day). As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas.
Idealizado pela pesquisadora e produtora cultural Kety Kim Farafina, o projeto tem como objetivo não apenas festejar a libertação dos países africanos da colonização e ocupação estrangeira, como também apresentar essas culturas tão ricas que estão na base das raízes brasileiras e são de suma importância para a construção cultural do nosso país.
Como funciona
As oficinas culturais da Farafina ocorrerão presencialmente em São Paulo (SP) na Ponte Cultural, com duração de duas horas, entre às segundas e quartas-feiras, dos meses de junho a julho de 2022. Elas têm como propósito compartilhar e celebrar as tradições africanas.
A vivência será uma verdadeira imersão as tradições dos povos africanos, abrindo espaço para diversas narrativas, produções artísticas e literárias, culinária, moda, costumes e trajetórias pertencentes às comunidades africanas que se perpetuam ainda hoje. Por meio das oficinas, o projeto também visa mostrar o vínculo entre essas comunidades e as origens brasileiras.
A pesquisadora abrirá o primeiro curso da temporada na segunda-feira, 30, compartilhando sua trajetória na capital Baiana, Salvador (BA), e até em Dacar, no Senegal, país situado na região Ocidental da África. O projeto será finalizado abordando a importância de brasileiros conhecerem eventos, como o Poetas D’Alma, Festival Internacional de poesia Moçambicana. E, como Kety Kim Farafina mencionou em sua própria rede social, se conectar com uma data tão importante que deve ser lembrada.
Neste ano, o festival conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo (SP), pelo edital de fomento aos projetos artísticos culturais descentralizados de múltiplas linguagens.
Saiba mais
Curso “África e suas múltiplas riquezas artísticas e tecnológicas”
Programação das oficinas culturais: entre junho e julho de 2022
Prazo final: 31/05/22
Inscrições gratuitas pelo site.
Vagas limitadas!
Foto de capa: Rodnae Productions/Pexels.
LEIA TAMBÉM: Conheça o Blackoob, um clube de leituras pretas
Ouça o episódio #01 do Saúde Preta podcast – Por que falar sobre saúde da população negra?
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Durante toda a minha formação, o ler, o escrever e o dialogar sempre me causaram entusiasmo; logo percebi que comunicar e trocar vivências me faz crescer, e por que não profissionalmente? Desde que aproximei meus laços com minhas origens, sou interessada principalmente em questões étnico-raciais e anseio colaborar com um Jornalismo que traga voz às narrativas pretas. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM), estagiei em uma agência de comunicação, produzindo e revisando textos publicitários.