Já estão abertas as inscrições para o edital Negros, Negócios e Alimentação disponível desde a última quinta-feira, 18, se estendendo até o próximo dia 15. Estão elegíveis para participar do programa empreendedores negros da área de alimentação de pronto consumo da Região Metropolitana do Recife (PE) que tenham registro formal até 2019.
Em parceria com a General Mills, o Fundo Baobá para Equidade Racial promove o edital que vai apoiar 12 empreendimentos negros do ramo da alimentação de consumo imediato, formalmente instalados há dois anos ou mais. Os empreendedores selecionados receberão um aporte financeiro de R$ 30.000 (trinta mil reais), além de assessoria e suporte técnico, e terão nove meses para executar os seus projetos e apresentar a prestação de contas no final.
O objetivo das empresas que apoiam o projeto é oferecer condições para que os empreendedores escolhidos conheçam a fundo os seus negócios e as suas capacidades a fim de gerar um impacto positivo em toda a comunidade. Além de contribuir para a recuperação econômica de negócios de empreendedores negros impactados negativamente na pandemia. Pois a iniciativa tem o intuito de fortalecer sua jornada de contribuição para a diversidade e inclusão étnico-racial no Brasil.
Como vai funcionar
O edital contemplará microempresas, microempresas individuais e empresas de pequeno porte, dando preferência aos negócios situados em Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe e as propostas apresentadas por mulheres negras cis ou trans ou de empreendedores(as) negros(as) que nunca foram apoiadas(os) pelo Fundo Baobá para Equidade Racial.
A seleção terá três etapas eliminatórias. O resultado final será divulgado no próximo dia 18 de fevereiro de 2022, no site oficial do Fundo Baobá.
Sobre os realizadores
Criado em 2011, o Fundo Baobá para Equidade Racial é o primeiro e único fundo dedicado, exclusivamente, para a promoção da equidade racial para a população negra no Brasil. Orientado pelos princípios de ética, transparência e gestão, mobiliza recursos financeiros e humanos, dentro e fora do país, investindo em iniciativas da sociedade civil negra para o enfrentamento ao racismo e promoção da justiça social.
A General Mills é uma empresa líder global em alimentos e trabalha “fazendo os alimentos que o mundo ama”. Com sede em Minneapolis, Minnesota (EUA), a companhia chegou ao Brasil em 1997. Em novembro de 2020, assumiu publicamente o compromisso de ser um instrumento importante de mudança promovendo iniciativas práticas para equidade racial. Ao reconhecer que o racismo deixa marcas todos os dias em diversas sociedades, há séculos, a empresa se mobiliza e busca contribuir para os avanços em políticas de inclusão e, sobretudo, de preservação da vida de pessoas negras.
Saiba mais
Edital Negros, Negócios e Alimentação
Quando: 18 de novembro a 15 de dezembro
Inscrições: Acesse o site.
Foto de capa: Divulgação.
LEIA TAMBÉM: Festival Ori chega a sua segunda edição em novo formato
Ouça o episódio #01 do Saúde Preta podcast – Por que falar sobre saúde da população negra?
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Quando criança, sonhava em ser escritora. Hoje, é graduada em Letras e Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Prêmio Neusa Maria de Jornalismo. Produtora cultural, simpática, TCC nota 10 e faz tudo.