O espetáculo “Vulcão Anastácia: O Concerto”, dirigido e concebido pela multiartista cearense Amandyra, está em cartaz entre os dias 12 e 14 de fevereiro, a partir das 19h30, no Theatro José de Alencar (TJA). A montagem transmídia traz abordagens do Teatro Afropindorâmico sobre as erupções sônicas de corpos racializados, tendo como questão propulsora a biografia de Anastácia e do Rei Agonjú.

No palco do TJA, performers investigam e inventam movimentos, sons e textos num compromisso criativo emancipatório. Tudo isso a partir da imersão dos sentidos no cruzo entre dispositivos de improvisação com jazz, cultura hip hop, literatura, música eletrônica e outras práticas de manifestações do Teatro Afropindorâmico.
LEIA TAMBÉM: Exposição “Com amor, Alcione” estreia no Centro Cultural Vale Maranhão
“A pesquisa nasceu a partir dos estudos do surrealismo negro, quando observei nas minhas práticas a importância de mesclar a liberdade radical do improviso com a ficção de cenas ensaiadas e decoradas. Acredito no corpo como lugar de ação que ferve, que precisa se comunicar a partir do desejo sem tantas influências racionalizadas. Talvez por isso seja tão difícil considerar um lugar onde o espetáculo esteja concluído, porque o discurso está sempre com novas interferências, a vida, os quereres”. É o que diz a diretora e quem concebeu o espetáculo, Amandyra.
“Expandir a pesquisa cênica a partir de lentes oníricas, no sopro dos ancestrais, me inspirando na relação entre mistério e arte, contida em muitas práticas do nosso território afropindorâmico. Isso não seria possível sem a vasta obra de Nego Bispo, Jota Mombaça, Leda Martins, Amiri Baraka tantos outros, e meus companheiros de criação Tieta Macau, Garcyvyna e Tuan Fernandes. Além dos artistas convidados desta temporada, Pipa e Rodrigo Brasil”, finaliza a artista e diretora cearense, Amandyra.

LEIA TAMBÉM: Coletivo artístico realiza programação infantojuvenil destacando o protagonismo negro
Sinopse
Magma corre nas estranhas de uma terra insociável. Crepitando guitarras e atabaques, um tremor subterrâneo anuncia a frequência ancestral em fluxos piroclásticos. Uma fauna vulcânica, então, desperta a fim de erupcionar as memórias sônicas contidas no corpo do mineral.
Ficha técnica
Direção e Concepção: Amandyra
Orientação Sonora: Tuan Fernandes
Elenco: Garcyvyna, Tieta Macau, Tuan Fernandes, Pipa e Rodrigo Brasil
Figurino: Vulcão Coletivo e Amorfas
Apoio: Casa Ocan
Confira detalhes
Espetáculo “Vulcão Anastácia: O Concerto”
Quando: 12 a 14/02/2025
Horário: 19h30
Onde: Theatro José de Alencar
Endereço: Rua Liberato Barroso, 525 – Centro, Fortaleza (CE), 60030-160
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre
Acessibilidade: todas as apresentações contam com interpretação em LIBRAS
O espetáculo traz a proposta de hiperestimulação visual e auditiva.
Foto de capa: Divulgação.
LEIA TAMBÉM: Teatro Dragão do Mar recebe “A2”, espetáculo distópico e afrofuturista