Ceará

Zelma Madeira assume Secretaria da Igualdade Racial no Ceará

A partir deste ano, o Estado do Ceará passa a ter a Secretaria da Igualdade Racial, sob comando da professora universitária, doutora em Sociologia e agora secretária, Zelma Madeira. A ideia é ampliar políticas e projetos de redução do racismo estrutural e avanços sociais das pautas raciais. Antes, Zelma atuou como Assessora Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais e coordenadora de Políticas Públicas para Igualdade Racial no Ceará.

A nova secretária, empossada pelo governador eleito Elmano de Freitas (PT), relembrou seu trabalho ligado às políticas sociais étnico-raciais no Estado do Ceará desde 2015. Ela também se mostrou grata ao governo do Ceará por criar uma secretaria específica para avançar com as políticas necessárias na área.

A nova secretária Zelma Madeira. Foto: Divulgação.

Hoje retorno a pauta das relações étnico-raciais que ganha protagonismo que ela merece. O desafio é combater o racismo estrutural, garantir reconhecimento étnico, justiça racial e desenvolvimento que inclua os grupos discriminados”, disse Zelma Madeira, após o anúncio do seu nome para gerir à Secretaria da Igualdade Racial do Ceará.

Quem é Zelma Madeira?

Maria Zelma de Araújo Madeira é graduada em Serviço Social, com mestrado e doutorado em Sociologia. É professora do curso de Serviço Social e do mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS) da Universidade Estadual do Ceará (Uece). É ainda coordenadora do Laboratório de Afrobrasilidade, Gênero e Família (Nuafro/Uece), líder do Grupo de Pesquisa Relações Étnico-raciais: cultura e sociedade, da Uece.

A piauiense tem experiência nas áreas de Sociologia e Serviço Social, atuando principalmente em temáticas, como família, gênero, relações étnico-raciais, políticas sociais, gestão de políticas públicas, política de igualdade racial, política de assistência social, cultura e religião de matriz africana.

De 2015 a 2022, Zelma Madeira foi assessora especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Ceará e coordenadora estadual de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Ceará, da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

É também idealizadora da campanha “Ceará sem racismo – Respeite minha história, respeite minha diversidade” e ainda venceu o Prêmio Innovare 2020, na categoria Justiça e Cidadania.

Foto de capa: Arquivo pessoal.

LEIA TAMBÉM: Casamento às Cegas conta com mais participantes negros em sua 2ª temporada

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: