A segunda edição da Expo Preta acontece a partir desta sexta-feira, 17, e vai até o domingo, 19, no Shopping RioMar Recife. O evento vai reunir mais de 50 afroempreendedores de várias partes da Região Metropolitana e uma rica programação cultural, contando este ano com a presença da rapper Negra Li, Tia Má e a grife Negra Rosa.
Premiada desde o primeiro ano, a Expo Preta RioMar chega à segunda edição ainda mais potente. A mostra que marca o mês Consciência Negra, ocupará uma área de 150 metros quadrados, tem a curadoria da Futuro Black. Como novidade na programação deste ano haverá um desfile de moda, comandado pelo estilista senegalês Lassana Mangassouba.
Além do Espaço Literatura Preta, ocupado por escritoras recifenses, como Jaqueline Fraga, autora de “Negra Sou”, finalista do prêmio Jabuti. Outro destaque na programação é o painel mediado pelo jornalista Pedro Lins com a comunicadora, atriz, escritora, ativista e comediante, Tia Má. Assim como Marta Soares, dona da grife Negra Rosa, especializada em cuidado capilar, skincare e maquiagem para pessoas negras.
“É muito gratificante como empreendedora preta ocupar diferentes espaços para mostrar a essência do meu trabalho, que vai além da venda de produtos. A Negra Rosa tem entre seus objetivos elevar a autoestima e empoderar as pessoas pretas através de cosméticos apropriados para cada tom de pele”, afirma Marta.
Mostra dedicada ao afroempreendedorismo abrigará araras e vitrines com peças de vestuário, acessórios, maquiagem, objetos de decoração, quadros e fotografias, além de cabines de serviços que oferecem penteados afro, barbearia, entre outros. Que ficaram expostos durante todo o mês de novembro mesmo depois do fim da exposição, com o objetivo de potencializar a visibilidade.
“São afroempreendedores do ramo da moda, acessórios, beleza e das artes plásticas e visuais, além de escritoras. Teremos apresentações que levarão o público a uma imersão no universo da cultura negra e também painéis de conteúdos para conscientização”, detalha Dayse Rodrigues, diretora de diversidade racial da Futuro Black, empresa social que impulsiona vidas negras.
A participação em feiras como essas são uma grande oportunidade e ao mesmo tempo pode gerar custos muito elevados para pequenos empresários. É por isso que a Expo Preta RioMar oferece uma ajuda de custo diária para os expositores, visando minimizar essas barreiras financeiras. Esse apoio é fundamental para garantir a presença de empreendedores negros no evento.
O acesso é gratuito, exceto para o show de Negra Li, que tem início às 19h do dia 17/11 (sexta-feira), no Teatro RioMar, e os ingressos estão à venda através do RioMar Recife SuperApp a partir de R$ 20 (meia) e R$ 40 (inteira).
Veja detalhes
2ª Expo Preta RioMar
Quando e onde: De 17 a 19/11, no Teatro RioMar e no piso L3 do RioMar Recife Horário: A mostra de produtos e serviços será aberta às 13h na sexta (17/11) e segue até às 22h. No sábado (18/11), as atividades ocorrem no mesmo horário de funcionamento do RioMar Recife, das 9h às 22h, assim como no domingo, das 12h às 21h. Programação cultural e painéis de conteúdo começam às 13h e seguem até as 21h em todos os dias.
Confira a programação completa:
DIA 17/11 (Sexta-feira)
13h, 14h e 15h – Oficinas de Afrobetização – Jogos de leitura e contação de histórias, com Gláucio Ramos
16h – Apresentação de Jason MC
16h30 – Apresentação de Alaka MC
17h – Apresentação de Bione
17h30 – Painel “Protagonismo feminino na arte”, com Tássia Seaba e Nathê Ferreira. Mediação de Rafaella Gomes.
19h – Abertura oficial da Expo Preta RioMar, com show de Negra Li e apresentação de Pedro Lins
19h às 21h – DJ Rainha do Recife
DIA 18/11 (Sábado)
13h – Apresentação da Twerk Recife
14h – Painel “Histórias que inspiram”, com Edna Dantas e Jarda Araújo. Mediação de Julio Pascoal.
15h – Apresentação do “Maracatu Encanto do Pina”
15h30 – Painel “Letramento Racial”, com Manoela Alves e Diogo Ramos. Mediação de Dayse Rodrigues
16h30 – Apresentação do Afrobaile B2B Baile Charme, com DJ Boneka e Phino
17h10 – Desfile de moda africana com o estilista Lassana Mangassouba
18h – Painel com Tia Má e mediação de Pedro Lins
19h – Painel: “Educação Financeira”, com Viviane Silva
20h às 21h – Apresentação do DJ Makeda
DIA 19/11 (Domingo)
12h – Painel “Saúde Mental e Saúde Integrativa”, com Maria Beatriz e Andreza dos Anjos
12h30 às 14h – Apresentação da DJ VIBRA
13h30 – Desfile Moda Mangue
14h – Apresentação “Toda Música tem história pra contar”, com Kemla Baptista
15h – Painel “Comunicação antirracista”, com Sharon Baptista e Lenne Ferreira. Mediação de Thiago Augustto.
16h – Painel ”Religiões de matrizes africanas”, com Neto de Osa e Janielly Azevedo. Mediação de Jamesson Vieira.
17h – Apresentação das Sereias Teimosas
17h30 – Pocket do Espetáculo “Território de Passos e Sonhos” do Balé Deveras
18h – Pocket Show de Gabi do Carmo
20h – Apresentação de Afromaica
Foto de capa: Reprodução/Redes Sociais.
LEIA TAMBÉM: Caravana de Direitos dos Povos de Terreiro chega a Jequié (BA)
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Quando criança, sonhava em ser escritora. Hoje, é graduada em Letras e Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Prêmio Neusa Maria de Jornalismo. Produtora cultural, simpática, TCC nota 10 e faz tudo.