A exposição Bacía-Metal, que apresenta os símbolos Adinkras e uma coleção multimídia projetada com estímulos visuais e sensoriais, dá início ao Festival Afrofuturismo Ano VI. A mostra acontece nesta quarta-feira, 27, às 10h, e tem como objetivo levar uma experiência imersiva à maior estação de transporte urbano e metroviário de Salvador (BA), convidando o público a refletir sobre as conexões entre tempo, tecnologia e ancestralidade.
Com curadoria dos artistas Jozá, Aquilá e Omo Irin, as imagens da exposição serão refletidas nas paredes do hub de inovação e no gradil de ferro. Essa estética busca simbolizar uma “soldagem” comunicacional, conectando o ser humano às realidades social, racial, digital e ancestral.
Os símbolos Adinkras são exibidos como componentes vivos, integrados ao presente, resgatando a ancestralidade como força atemporal e transformadora, homenageando a sabedoria e a filosofia do povo Asante (Gana), que iniciaram este sistema de escrita para preservar o conhecimento e a história.
A exposição Bacía-Metal é gratuita. A visitação acontece de terça a sábado, entre os dias 28 de novembro e 13 de dezembro, de 10h às 17h, na Vale do Dendê – Unidade Lapa.
Sobre o Festival Afrofuturismo
O Festival Afrofuturismo – Ano VI é realizado pelo Hub de Inovação Vale do Dendê, com correalização do SEBRAE e patrocínios da Prefeitura de Salvador via Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa), Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e apoio financeiro da Unilever.
Confira detalhes
Festival Afrofuturismo – Ano VI / Exposição Bacía-Metal
Onde: Vale do Dendê – Unidade Lapa (Gratuito)
Quando: 28 de novembro a 13 de dezembro
Ingressos: clique aqui
Site: www.afrofuturismo.com.br
Foto de capa: Lapa/Divulgação.
LEIA MAIS: Festival Pautas Sociais reúne diferentes comunidades étnicas em Salvador