A sexta edição do Festival Pautas Sociais, promovido pelo Sesc, acontecerá entre os dias 26 e 28 de novembro (terça a quinta-feira), em Salvador (BA), sob a temática “Territórios como Existências Ancestrais”. O evento é gratuito e irá reunir diferentes comunidades étnicas do Brasil, com representantes quilombolas, indígenas, caiçaras, pantaneiros, ribeirinhos e pescadores, para um intercâmbio de saberes e modos de vida.
A programação é composta por rodas de conversa, oficinas, palestras, exibição de mini documentários, apresentações artísticas e vivências em aldeia. Também está prevista uma homenagem especial à Mãe Bernadete, que foi líder quilombola da comunidade Pitanga dos Palmares, de Simões Filho (BA). Ela defendia o empoderamento feminino, a criação e aplicação de políticas públicas e uma educação de qualidade: tinha o sonho de colocar universidades dentro dos quilombos.
Dentre os representantes de comunidades tradicionais do Brasil que participarão do festival, estão: Maria das Dores de Oliveira Cavalcante, presidente da Associação Ádapo Muquem de Remanescentes Quilombolas (AL); Renata Tupinambá, cacica da Aldeia Divino Espírito Santo, em Abrantes (Camaçari – BA); Maria de Tiê, da Comunidade Quilombo de Souza (CE); e o cineasta Layo Amõkanewy, inígena do povo Dzutsó Kariu Kariri (MA), entre outros.
Além disso, o público poderá construir coletivamente uma obra de arte ao longo do evento. Kunta Leonardo, artista quilombola paranaense, levará materiais para a produção da intervenção artística Omolu.
A banda Cabokaji encerra o festival com um show que mescla elementos da cultura indígena e afro-brasileira, passando por gêneros musicais como o rap, o afrobeat e o pop.
Confira detalhes
6ª edição do Festival Pautas Sociais
Evento gratuito
Quando: 26, 27 e 28 de novembro
Onde: Teatro Sesc-Senac Pelourinho (Largo do Pelourinho, 19 – Centro Histórico de Salvador) e Museu Eugênio Teixeira Leal (R. do Açouguinho, 1 – Pelourinho)
Inscrições: neste link
Programação
26/11 – terça-feira
Cineteatro Góes Calmon – Museu Eugênio Teixeira Leal
9h – Abertura
10h – Exibição de minidocs e bate-papo sobre filmes
16h – Início da Construção Coletiva Omolu, liderada pelo artista Kunta Leonardo
27/11 – quarta-feira
Visita à aldeia Tupinambá de Abrantes, em Camaçari (evento fechado)
28/11 – quinta-feira
Arena do Teatro Sesc-Senac Pelourinho
9h – Início da Feira de Artesanato
9h30 – Homenagem à Mãe Bernadete e Performance do artista Kunta Leonardo para construção coletiva da intervenção artístiva Omolu
11h – Oficinas
Expressões Culturais do Quilombo de Souza – Porteiras do Ceará – Tradições e Saberes do Samba do Coco
Construção de rede de pesca em Conjunto
Cerâmica – bichos do Pantanal
Colar com sementes de Lágrimas de Nossa Senhora
13h – Desfile de moda
14h – Oficinas de Maculelê Segurança alimentar e Cestaria Ajaka
15h30 – Performance – Entre Cablocos e Baianas
17h – Apresentação artística – Cabokaji
Foto de capa: Divulgação.
LEIA MAIS: Festival Afrofuturismo comemora ancestralidade africana em Salvador