Tela Preta

Greenleaf: uma série sobre religião, poder e dinheiro

Em Greenleaf, série em cinco temporadas, disponível atualmente na Netflix, o foco são os bastidores de histórias que não são fáceis de serem contadas. Corrupção, pedofilia e assassinato são alguns dos principais acontecimentos que movem as temporadas.

Lançada em 2016 pelo canal OWN (Oprah Winfrey Network), o canal televisivo da apresentadora Oprah Winfrey nos Estados Unidos, a série chegou no Brasil por meio da Netflix e se tornou uma das obras mais adoradas pelo público, apesar da pouca publicidade.

Com um elenco principal composto 100% por negros e 90% entre elenco secundário e figuração, Greenleaf tem como personagem principal Grace Greenleaf (Merle Dandridge), uma jornalista que retorna para casa depois de 20 anos afastada da família. Grace é filha do Bispo James Greenleaf (Keith David), o líder de uma mega igreja neopentecostal negra, a congregação Calvary Fellowship World Ministries.

Ao lado da esposa, Lady Mae (Lynn Whitfield), o Bispo prega a Teologia da Prosperidade, que acredita na riqueza como uma benção de Deus para os cristãos, por isso, os Greenleaf’s representam uma das  famílias mais ricas da cidade de Memphis, Tennessee.

A primeira temporada faz a apresentação dos personagens e narra o retorno de Grace e a filha Sophia (Desiree Ross) para o enterro da irmã, Faith Greenleaf, que cometeu suicídio. Grace não parece ser muito bem-vinda, pois os motivos que levaram-na a se afastar da família foram os mesmos que levaram a irmã a tirar a própria vida: o abuso sexual sofrido por Faith na infância.

Foto: Divulgação/Netflix.

Grace está empenhada em fazer justiça, desmascarando o tio Robert McCready (Gregory Alan Williams), a quem acusa de ser o responsável pelos abusos. Os desdobramentos da investigação realizada por ela vão reverberar em toda a família e na igreja. A temporada discute ainda temas como sonegação de impostos, adultério, sexualidade e assassinato de jovens negros pela polícia. 

A segunda temporada foca na repercussão dos acontecimentos ocasionados na primeira temporada, acrescentando uma disputa pública entre duas megaigrejas: a Cavalry e a Triumph. Os líderes das duas comunidades tentam provar qual delas é a mais imponente e importante para a cidade. E nessa jogada vale tudo, incluindo chantagens.

Relações abusivas, adultério, inveja e um acerto de contas do passado são os principais fatos da terceira temporada. Mas os crimes de sonegação de impostos e pedofilia envolvendo o nome da igreja e os membros da família Greenleaf continuam sendo o motriz nessa temporada, que tem novas questões inseridas.

A quarta temporada parece ser o último passo para a ruína da família Greenleaf, quando eles perdem o comando da igreja, que passa a fazer parte da Hope and Harmony (Esperança e Harmonia), uma espécie de franquia de igrejas em todo o mundo.

A HeH é uma franquia de igrejas brancas, e a Calvário é a primeira igreja de negros a fazer parte da organização, o que gera um importante debate sobre identidade e pertencimento. Os membros são contra a associação, pois consideram a igreja negra como um dos poucos espaços em que podem cultuar sua identidade e cultura. A quinta e última temporada é marcada por perdas e descobertas da família. E a ascensão da Calvário.

Greenleaf é uma série dramática, onde os passos dos personagens os conduzem para ainda mais drama. Os membros da família estão sempre tomando decisões erradas que os coloca em problemas, com muitas decisões motivadas pela inveja e pela disputa de poder. A maioria das narrativas, incluindo crimes e delitos, ocorre na igreja Calvário.

É importante lembrar que na família Greenleaf, nenhum deles é santo ou está blindado de cometer erros. Você vai torcer por eles em diferentes momentos e também se irritar com todas as decisões erradas que eles tomarem, mesmo os personagens menos carismáticos.

A teologia da prosperidade

O movimento conhecido como Teologia da Prosperidade surgiu nos Estados Unidos e utiliza a vida de alguns personagens bíblicos, somado aos ensinamentos de Jesus e do apóstolo Paulo, para se fundamentar. A Teologia prega que os cristãos devem prosperar em todas as áreas da sua vida, seja no espiritual, física e financeira.

Ficha técnica

Greenleaf
Ano:
2016
Países de origem: Estados Unidos
Classificação: 14 (catorze) anos
Temporadas: 5 (cinco)
Duração do episódio: 55 minutos
Gênero: Drama
Criação: Craig Wright
Roteiro: Craig Wright, Ivy Mariel Pruss, Erica Michelle Butler, Art Alamo, Erica L. Anderson, Casey Vandeventer, Mike Flynn
Direção: Clement Virgo, Allan Kroeker, Charles Randolph-Wright, Janice Cooke, Gregg Araki, Donna Deitch, Rob Greenlea, Regina King, Charles Stone III
Produção: David Ehrman, Oprah Winfrey, Salli Newman, Wayne Conley
Elenco: Desiree Ross, Keith David, Kim Hawthorne, Lamman Rucker, Lynn Whitfield, Merle Dandridge, Deborah Joy Winans, Jen Harper, Lovie Simone, Sean Blakemore, Shane Paul McGhie, Tye White, Vickie Eng, William H. Bryant Jr.
Disponível em: Netflix

Foto de capa: Divulgação/Netflix.

Compartilhe: