A Rede de Treinamentos FALA!, uma iniciativa do Instituto FALA! com o Google News Initiative que fornece oficinas gratuitas sobre ferramentas Google para redações brasileiras, está com inscrições abertas e gratuitas. Além disso, os participantes terão acesso às videoaulas sobre temáticas e princípios do jornalismo de causas, como: jornalismo antirracista, a importância dos dados para o jornalismo local e coberturas jornalísticas de meio ambiente e segurança pública. As aulas virtuais serão ministradas por organizações fundadoras do Instituto, como Alma Preta Jornalismo, Ponte Jornalismo e 1 Papo Reto, além organizações parceiras, como o Data_labe.
As oficinas sobre ferramentas Google podem ser presenciais ou virtuais, a depender da realidade de cada organização que participará da capacitação. Para isso, o programa conta com uma rede de 11 comunicadores, de todas as regiões do país, que serão os responsáveis por conduzir as oficinas sobre Google Trends, Busca Avançada, Google Maps e Google Earth, aplicados ao jornalismo, além do Google Pinpoint (ferramenta nova).
Os instrutores (comunicadores/jornalitas) da Rede de Treinamentos FALA! são: Ariel Bentes (AM), Denise Salomão (PA), Martihene Oliveira (PE), Larissa Carvalho (CE, MA, PI e RN), Bruna Rocha (BA), Luiz Felipe Liazibra (DF), Maria Paula Monteiro (MG), Gisele Alexandre (SP), Lia Soares (RJ), Camila Saccomori (RS) e Higor Paulino (PR).
LEIA TAMBÉM: Jogo no Fortnite: mapa “Zumbi dos Palmares” é lançado na Feira Preta
Objetivo
O intuito é que, ao final dos treinamentos, centenas de veículos de comunicação e milhares de jornalistas sejam capazes de utilizar os conhecimentos do programa. Tanto sobre as ferramentas Google quanto sobre os princípios e práticas do jornalismo de causas, a fim de experimentar novas linguagens, desenvolver novos produtos jornalísticos e otimizar suas rotinas de pesquisa e análise de informações.
“Contribuir com a formação de jovens comunicadores de diversas regiões do Brasil é um dos pilares de atuação do Instituto FALA!. Temos como missão fomentar a pluralidade de vozes, narrativas, territórios, formatos e linguagens por meio do jornalismo de causas. Os jornalistas que compõem a rede instrutora são os protagonistas do programa, porque é da união entre o ferramental e a produção de conhecimento que vem de cada um deles que mora a riqueza desta iniciativa.”, ressalta Antônio Junião, Co-Fundador do Instituto FALA! e Diretor de Arte e Projetos na Ponte Jornalismo.
A Rede FALA! é a primeira rede de instrutores da Google News Initiative (GNI) no Brasil. “Já treinamos mais de 20 mil jornalistas no Brasil em ferramentas Google”, diz Marco Túlio Pires, líder do Google News Lab no Brasil. “Com o lançamento de novas funcionalidades e produtos, como o Pinpoint, a ideia é que a rede de instrutores possa fazer esse conhecimento chegar ao maior número de jornalistas”.
Além de redações, jornalistas independentes e estudantes de jornalismo podem se inscrever pelo site para receber treinamento presencial ou remoto, dependendo da localidade. O agendamento das oficinas com os inscritos no programa começou no último dia 26 de março.
LEIA TAMBÉM: Serrapilheira destina até R$ 440 mil a podcasts científicos de pessoas negras
Sobre o Instituto FALA!
O Instituto FALA! nasce para promover e reverberar o encontro de novas agendas, formas e linguagens de um jornalismo de interesse público baseado em causas, que contribua para uma sociedade mais justa e verdadeiramente democrática. Seu objetivo é reposicionar o debate sobre comunicação no país e contribuir para o aprimoramento das políticas públicas para um jornalismo mais qualificado e inclusivo, baseado em experiências e linguagens diversas. A instituição foi fundada por quatro organizações de mídia independente: Alma Preta Jornalismo, Marco Zero Conteúdo, 1Papo Reto e Ponte Jornalismo.
Sobre a Google News Initiative
A Google News Initiative está a frente de esforços do Google de apoio à indústria jornalística, fomentando o jornalismo de qualidade e fortalecendo o ecossistema de notícias. Por meio dela, o Google oferece recursos, treinamentos e ferramentas digitais para impulsionar o trabalho das redações e torná-las negócios sustentáveis. Leia mais aqui sobre a Google News Initiative.
Confira detalhes
Rede de Treinamentos FALA!
Ferramentas: Google Trends, Busca Avançada, Google Maps e Google Earth e Google Pinpoint (aplicados ao jornalismo)
Inscrições online: aqui!
Saiba mais: aqui.
Gratuito
Foto de capa: Darlene Alderson/Pexels.
LEIA TAMBÉM: Programa de Bolsas da ONU para Afrodescendentes 2024 recebe inscrições