Ceará Pretarte

MAC-CE recebe itinerância da 35ª Bienal de São Paulo em Fortaleza

Com curadoria de Grada Kilomba, Diane Lima, Hélio Gomes Manuel Borja-Villel, a mostra gratuita intitulada Coreografias do Impossível chega nesta terça-feira, 10, às 18 horas ao Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultural, em Fortaleza (CE). A exposição é uma itinerância da 35ª Bienal de São Paulo, contando com 14 artistas nacionais e internacionais no acervo.

A musicalidade é uma das práticas artísticas introduzidas na mostra. A proposta é lançar um olhar poético sobre as complexidades e urgências do mundo contemporâneo, ruminar sobre as questões sociais, políticas e culturais.

O termo “coreografia” reflete sobre como a noção de liberdade de movimento se entrelaça com a ideia neoliberal de liberdade. Em vez de seguir um único tema ou núcleo, a proposta é criar uma dança contínua, através da qual a colaboração é possível mesmo na diversidade de perspectivas. O conceito de “impossível” aborda as realidades políticas, jurídicas, econômicas e sociais que moldam práticas artísticas e sociais, além de explorar como essas práticas encontram maneiras de contornar essas limitações.

Deseja construir espaços e tempos de percepção que desafiam a rigidez da linearidade do tempo ocidental. O que vemos nesse horizonte coreográfico são estratégias e políticas do movimento que essas práticas vêm criando para imaginar mundos que confrontam as ideias de liberdade, justiça e igualdade como realizações impossíveis”. É o que explicam os curadores, Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel. 

As coreografias do impossível nos ajudam a perceber que, diariamente, encontramos estratégias que desafiam o impossível, e são essas estratégias e ferramentas para tornar o impossível possível que encontraremos nas obras dos artistas”, complementam.

Coreografias do Impossível permanecerá em cartaz até o próximo dia 10 de novembro. 

Veja detalhes

Exposição “Coreografias do Impossíveis”

Abertura: 10/09/2024 (terça-feira)
Horário: 18h às 21h
Local: Varanda dos Museus e vernissage no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE)
Endereço: Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema – Fortaleza (CE)
Visitação: até 10/12/2024
Horário: Quarta a sexta – 9h às 18h; Sábados e domingos – 13h às 18h, com o último acesso às 17h30
Informações: (85) 34888624 / educativo.mac@idm.org.br / Instagram: @macdragão
Classificação: Livre
Entrada franca
Acessibilidade sensorial; audioguia, libras, mapa tátil

Foto de capa: Rovena Rosa/Agência Brasil.

LEIA TAMBÉM: Exposição “Comigo Ninguém Pode” de Jeff Alan estreia na CAIXA Cultural Fortaleza

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: