Notícias Radar Negro

Movimento Afro Presença realiza evento online sobre inclusão do negro no mercado de trabalho

O encontro online gratuito Afro Presença acontecerá durante os dias 30 de setembro e 2 de outubro. A programação conta com 70 paineis divididos por conteúdo nas categorias Sociedade em Debate, Mercado em Debate e Carreira em Debate. Os quais ocorrerão simultaneamente durante os três dias de evento. 

O encontro tem o mercado de trabalho como tema principal dos debates. Além disso, abordará a saúde da população negra, além dos impactos do racismo na publicidade e no judiciário brasileiro. Um dos objetivos é mapear a representatividade de profissionais negros nas diversas áreas de atuação: comunicação, engenharia, arquitetura, ciências, direito, turismo, gastronomia, mercado de luxo, saúde e tecnologia.

Foto: Cottonbro/Pexels.

Sabendo que 12,8% de jovens negres, entre 18 e 24 anos, são estudantes em instituições de ensino superior. E ainda que nenhum candidato negro foi aprovado em seis das 10 carreiras mais concorridas no vestibular da Fuvest em 2015. Percebe-se a importância da formação universitária e a necessidade de se incentivar a permanência da juventude na universidade para equilibrar a representatividade negra em todos os setores do mercado.

Alguns dos destaques da programação são os painéis com: Antônio Carlos dos Santos, conhecido como Vovô do Ilê Aiyê. O ator e cantor integrante do grupo de hip hop, “Melanina Carioca”, Jonathan Sirney Haagensen Cerqueira. Além da atriz e apresentadora Camila Pitanga. Entre os parceiros do movimento que formam a base do Afro Presença estão: As empresas (Magalu, Google, Bayer, Natura); As universidades (UFBA e PUC-SP); Os movimentos sociais (Educafro, Geledés, Ilê Aiyê, Movimento Negro Unificado, UneAfro Brasil e Unegro) entre outros. 

O Movimento Afro Presença surgiu em 2017, através de um projeto desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho. Agora em 2020, o Afro Presença se une com o Pacto Global da ONU para promover ações como este encontro, numa tentativa de se alinhar ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 10 – Redução das desigualdades (ODS 10) com a finalidade de promover equidade no setor público e privado. 

Saiba mais detalhes:

Inscrições: aqui!
Mais informações: [email protected]

Foto de capa: Chris Montgomery/Unsplash.

LEIA TAMBÉM: Magalu e Bayer anunciam Programa de Trainee exclusivo para negros

Compartilhe: