O projeto “Hoje tem Frevo no Terreiro” está com inscrições abertas, até o dia 24 de novembro, para a oficina gratuita de música de frevo destinada à comunidade quilombola de São Lourenço, em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A iniciativa visa a resgatar e valorizar a cultura afro-brasileira, fortalecendo os laços comunitários e identitários por meio da música. Os interessados podem se inscrever tanto no site do evento quanto presencialmente.
A capacitação será realizada na sede da Associação Quilombola de Povoação de São Lourenço, de 25 a 30 de novembro, no contraturno escolar. Para participar, é preciso ter entre 10 e 17 anos. São 20 vagas disponíveis, e os participantes receberão camisa, lanches, material didático e, ao final do curso, um certificado de conclusão.
Mais do que transmitir habilidades musicais, a oficina busca empoderar os jovens por meio da conexão com o frevo. A ação oferece uma experiência enriquecedora que une tradição, música e resistência em celebração à Consciência Negra.
O projeto “Hoje tem Frevo no Terreiro” conta com o incentivo da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.
Sobre o Quilombo de São Lourenço
O Quilombo de São Lourenço é uma das comunidades tradicionais da região, reconhecida pela rica história de resistência e preservação cultural afro-brasileira. Ao longo dos anos, tem se destacado como um espaço de fortalecimento da identidade negra e valorização das tradições herdadas dos ancestrais, que incluem manifestações culturais, práticas religiosas e costumes comunitários.
Sobre o frevo
Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pela UNESCO, o frevo é uma expressão que une música, dança e história, marcada por instrumentos de sopro, percussão e ritmo vibrante. Esta oficina, no entanto, tem foco exclusivamente na formação musical, capacitando jovens e crianças do quilombo a vivenciarem a tradição do frevo por meio dos instrumentos que dão vida a essa manifestação cultural.
Confira detalhes
Oficina de música de frevo para comunidade quilombola em Pernambuco
Início das oficinas: 25 a 30 de novembro
Inscrições: de 20 a 24 de novembro, tanto online (https://abre.ai/oficinafrevonoterreiro) quanto Presencial (Associação Quilombola de Povoação de São Lourenço, Goiana, Zona da Mata Norte)
Público-alvo: Crianças e adolescentes do Quilombo de São Lourenço, em Goiana, na Mata Norte
Vagas: 20
Foto de capa: Divulgação.
LEIA MAIS: 14 Instituições de Ensino nordestinas aderem ao curso de letramento quilombola e étnico-racial