Bahia

Representantes do cinema baiano participam do Festival de Cannes 2023

Sócias na produtora Saturnema Filmes, a cineasta Ana do Carmo e a produtora-executiva Rubian Melo então representando o cinema baiano entre os participantes da 76ª edição do Festival Internacional de Cannes, na França. Este que é um dos principais eventos de cinema do mundo acontece até o dia 27 deste mês. 

A produtora Saturnema Filmes participa da programação da Marché Du Film (mercado de cinema) do Festival de Cannes. O evento que faz parte do Festival desde 1959 é voltado para compra e venda de produções, além de apresentações de projetos e negócio do mercado cinematográfico. 

Participar da Marché du Film em Cannes para a Saturnema Filmes é bastante importante, porque é uma oportunidade de apresentar os nossos projetos originais no principal mercado de cinema do mundo. Estamos felizes de nos reencontrar com players que conhecemos nos laboratórios, festivais e workshops que participamos anteriormente de forma online, e firmar e fortalecer esses laços em nossas produções”. É o que comenta Rubian Melo.

Foto: Divulgação.

A cineasta Ana do Carmo explica que participação das duas no evento veio através de um convite especial. “Esse ano, a convite da Embaixada Francesa do Brasil, viemos participar presencialmente da Marché du Film. É uma honra estar aqui novamente na melhor fase da nossa produtora, com projetos muito mais maduros e ambiciosos, colorindo Cannes com nosso dendê e partilhando essa experiência ao lado de tantos outros produtores e criadores brasileiros, sobretudo negros e negras”.

Participação

Essa é a segunda vez que a Saturnema Filmes participa da Marché Du Film do Festival de Cannes. “Minha trajetória no Festival de Cannes começa em 2018. Junto com Cláudia Sater, dirigi o curta-metragem Frutos da Lua, que participou do catálogo Short Film Corner do festival e nos deu a oportunidade de ir presencial ao evento naquele ano. Em 2021, nosso projeto em desenvolvimento Sol a Pino, meu primeiro longa-metragem como diretora, participou do catálogo do Cinema do Brasil e, através do Nordeste Lab, participamos da versão online da Marché du Film, evento de mercado de Cannes”, complementa Ana do Carmo.

Foto: Divulgação.

Durante a Marché Du Film, serão apresentados os projetos em desenvolvimento da produtora: os longas-metragens Sol a Pino, da diretora e roteirista Ana do Carmo, e Tragam-me a Cabeça de Orum Bomani, do diretor e cineasta baiano Ariel L. Ferreira.

A Saturnema Filmes é uma produtora audiovisual baiana que atua desde 2016 e tem mais de 30 prêmios nacionais e internacionais em sua trajetória.

Foto de capa: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: Roteirista baiano lança história em quadrinhos sobre Afrofuturismo

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: