Notícias

Série sobre personagens negros do Brasil estreia na TV Cultura

A série documental Voz da Pele estreia nesta quarta-feira, 20, Dia da Consciência Negra, na TV Cultura. A obra relembra a vida de personagens negros brasileiros que lutaram pela liberdade na história nacional e possui depoimentos de estudiosos e pensadores da pauta racial na atualidade. Os episódios irão ao ar semanalmente, às 23h30.

Ao longo de cinco episódios, a série inicia em discursos escravagistas e abolicionistas da mídia e de personagens do período próximo da Lei Áurea em 1888, ao mesmo tempo em que mostra a luta das pessoas negras pela liberdade em revoltas quilombolas, na imprensa negra e nas ruas das cidades.

Dentre as participações em Voz da Pele estão: Muniz Sodré, Rosane Borges, Flavio Gomes, Katiúscia Ribeiro, Rosana Paulino, Ana Flavia Magalhães, Renato Nogueira, Alexya Salvador, Veronica Oliveira, Mônica Lima e Paco Gomes.

Primeiro episódio

A obra fala sobre o período da abolição da escravidão no Brasil, trazendo à tona visões desconhecidas do grande público e mostrando os paralelos daquela época com os dias de hoje no país. Discutindo o conceito de ‘voz’, a professora Rosane Borges e o historiador Flavio Gomes questionam como produzir história e reflexão em um país complexo, racializado e racista como o Brasil.

Em paralelo, o episódio narra duas histórias de personagens negros: Sandro Barbosa do Nascimento, sobrevivente da Chacina da Candelária, em 1993, que sequestrou o Ônibus 174 no ano 2000, e Daniel Antônio de Araújo, ex-escravizado que organiza uma grande revolta quilombola no Maranhão em 1867.

Foto de capa: Divulgação.

LEIA MAIS: Exposição Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira chega ao Rio

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: