Ceará Pretarte

Stand up cearense “Não me Floyd” realiza sua temporada de 2024

O stand up comedy “Não me Floyd”, projeto idealizado pelos humoristas cearenses Dani Alves e Nairton Santos, inicia sua temporada de apresentações de 2024 nesta quinta-feira, 18, a partir das 19 horas, no Cuca Jangurussu, bairro Jangurussu. A proposta é trazer um show de humor formado exclusivamente por comediantes negros, pensando na representatividade e crítica social no âmbito da comédia. A iniciativa é apoiada pelo IX Edital das Artes de Fortaleza, da Secretaria de Cultura (Secultfor). A entrada é gratuita. 

Foto: Lyndha Oliveira.

O show de stand up se originou em novembro de 2021, com a concepção e idealização dos cearenses Dani Alves e Nairton Santos, pensando no episódio que envolveu o negro estadunidense George Floyd, morto em maio de 2020, junto da ideia de promover um stand up composto totalmente por humoristas pretos. A ideia era não só trazer mais representatividade no humor cearense, como estimular o aquilombamento entre os comediantes pretos e também a crítica social sobre o racismo. O projeto também realiza atividades gratuitas como workshops de comédia nos dias 17 de abril e 22 de maio, abertas ao público jovem.

Por que esse nome?

É feita uma relação com o nome Floyd e a palavra fode. George Perry Floyd, Jr. (1973-2020) foi um afro americano, assassinado após um policial branco racista pressionar o seu pescoço e suas costas durante uma abordagem, o que o levou a morte. A expressão “Não Me Floyd” assemelha-se com “Não me fode. Não me mata. Me deixa ser preto, rir, fazer rir, me deixa viver”.

Foto: Lyndha Oliveira.

O “Não me Floyd” iniciou com apenas 6 (seis) comediantes negros, no qual alguns na época ainda eram conhecidos como open mics (humorista iniciante com apenas 5 minutos de texto durante a apresentação). O projeto já teve em sua equipe 10 humoristas e vem ocorrendo de forma itinerante em espaços culturais, como Barbarians Bar, Teatro Chico Anysio, Teatro Morro do Ouro anexo ao Theatro José de Alencar, Mauá Bar e Cozinha, Teatro Bebeto (Polo Bela Vista), Teatro Abre Alas, Gargalhada Sabor e Riso, Cuca José Walter e Cuca Jangurussu.

Workshop gratuito

Como parte das atividades gratuitas, um dos idealizadores do “Não me Floyd” e ator, Nairton Santos, vai ministrar a oficina “Se abrindo pra comédia” para um público de 13 a 15 anos, nos espaços dos Centro de Cultura e Arte (Cuca). As inscrições para o workshop são gratuitas.

Foto: Nathalia Fiuza.

A proposta da oficina “Se abrindo pra comédia” é explorar conceitos da comédia e tudo o que se envolve, estimulando os participantes a explorarem o seu lado cômico e suas habilidades. O intuito é fazer os participantes entenderem que não é simples se fazer comédia. Para isso, o facilitador guiará os alunos em um passeio pela comédia, incluindo texto, interpretação, performance e improviso.

Sobre os idealizadores

Dani Alves

Começou no stand up comedy em 2017, idealizou de shows como, “Setup Comedy” (que trouxe para a cena local mais de 20 caras novas) e “Punch! Teste de Piadas” (show onde comediantes profissionais testam piadas com entrada gratuita para o público). Logo, ele decidiu abrir seus horizontes artísticos, estudando na “Academia do Riso”, a primeira escola de palhaçaria do Nordeste e atuando na peça “Relatos de Uma Sociedade Adormecida”, da Cia Teatral Acontece.

Foto: Screen Filmes.

Nairton Santos

É ator, comediante e graduando em Licenciatura em Teatro no Instituto Federal do Ceará (IFCE), com formação em cursos livres no Porto Iracema das Artes, Theatro José de Alencar, Vila das Artes e Centro Cultural Bom Jardim na cidade de Fortaleza. Atualmente, faz shows, peças e compõe o elenco da série O Cangaceiro do Futuro (2022) da Netflix. Seus principais trabalhos como comediante foram pelo seu extinto grupo Os Zé Comédia, além de shows de stand up também teve espetáculos, como “Batalha de Improviso” e “A Comédia é o Terror” . Como ator, esteve em cartaz com os espetáculos: “Musical Ceará Show”, “CO.vil”, “Maçã Mordida”, “Quando as Máquinas Param”, “Dois Policiais Pretos” e “Flor do Deserto”, entre outros.

Foto: Lyndha Oliveira.

Confira a ficha técnica

Concepção e Idealização: Dani Alves e Nairton Santos
Produção executiva: Nathalia Fiuza
Designer gráfico: Caio Pinheiro
Elenco: Bob Clin, Dani Alves, Fariston Marvin, Luan Rolim, Lucas Jamaica, Nairton Santos, Shy Morais e Renoir Preto

Veja detalhes

Data do show de stand up: 18/04/2024 (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Cuca Jangurussu
Endereços: Avenida Governador Leonel Brizola, s/n – bairro Jangurussu, Fortaleza (CE)
Apoio:
IX Edital das Artes de Fortaleza, da Secretaria de Cultura (Secultfor) – Lei nº 10.432/2015 
Entrada gratuita

Facebook / Instagram

Foto de capa: Lyndha Oliveira.

LEIA TAMBÉM: Conheça o “Não Me Floyd” e acompanhe a temporada de 2024

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: