A Estação Férias chega ao seu último fim de semana com programação especial de julho da Estação das Artes. Em dois dias, a Gare recebe nesta sexta, 26, e sábado, 22, o espaço recebe as festas Tertúlia, Patifaria, Fervinho e Je Treme Mon Amour (SP).
Já no domingo (28), a programação conta com edição especial da Feira Negra, em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, e shows de Luiza Nobel, Lia Maia e oficinas infantis.
Hoje, a partir das 17h, o Coletivo Tertúlia ganha a Gare com um repertório que promete não deixar ninguém parado com muito boogie, disco, funky e soul. O som realizado pelos DJs cearenses Nego Célio, Tomé, Maarji, Aires/D e Kinas mescla sons em vinil e arquivos digitais para resgatar o que se ouvia nas famosas tertúlias das décadas de 1960 a 1980.
Nesta noite, a entrada acontece mediante a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal). Os donativos arrecadados serão doados para o Ceará Sem Fome, programa do Governo do Ceará que visa enfrentar a insegurança alimentar.
Já no sábado (27) a programação é 3 em 1, com as festas Patifaria, Fervinho e Je Treme Mon Amour (SP). A partir das 17h, o pôr do sol na Gare é animado pelo DJ Albano Seletor no comando da Festa Patifaria, que desde 2017 é realizada com a proposta de valorizar os ritmos brasileiros e latinos dançantes.
Na sequência, é a vez do DJ Silas botar o bloco na rua com a Festa Fervinho, que tem a cara do Carnaval e nasceu para ocupar a cidade com muita música e corpos em movimento. O repertório passeia por diversos estilos, do pop internacional ao tecnobrega brasileiro, passando pelo funk, axé, carimbó e forró das antigas.
Diretamente de São Paulo, a Festa Je Treme Mon Amour desembarca na Estação para completar a programação da noite. Com os DJ’s Tide e Madruga à frente de um setlist que inclui arrochas, bregas, forrós, lambadas e pancadões, o projeto é uma das principais referências na disseminação da cultura paraense na capital paulista e surgiu a partir da pesquisa sobre ritmos populares tradicionais e que movimentam os paredões e sistemas populares de som.
Feira Negra com show de Luiza Nobel
E para fechar com chave de ouro a Estação Férias, no domingo (28) acontece edição especial da Feira Negra de Fortaleza, onde empreendedores negros expõem sua produção, incluindo alimentos, bebidas, roupas, acessórios, papelaria e outros produtos. A Feira nasce do desejo de garantir espaços de efetivação do afroempreendedorismo, a convivência, a valorização e a difusão da produção cultural das populações negras da cidade.
Como parte da programação da Feira Negra, às 10h acontece a roda de conversa “Mulheres Negras, Potências e Resistências”, que recebe ainda integrantes do Movimento Negro Unificado e da Rede de Mulheres Negras do Ceará. Em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, o espaço planeja abordar as diversas lutas, resistências e organização das mulheres negras no Ceará.
Congregando artistas, a Feira inclui ainda apresentação da cantora Lia Maia, às 11h. Também compositora e atriz, Lia é sambista por vocação e combina múltiplas habilidades no seu fazer laboral e na promoção da arte, exaltando em suas composições o protagonismo feminino e a pluralidade brasileira. No palco, apresenta o show “Coisafeita“, com repertório de samba canção, partido, ijexá, ciranda, pagodes das antigas e música autoral.
Na sequência, a cantora e compositora Luiza Nobel sobe ao palco do Mercado AlimentaCE com seu show “Nobel de Mel”, um passeio por ritmos que tocam bem no quadril: soul, reggae, cumbia e salsa. Conhecida por suas letras profundas e melodias cativantes, ela apresenta um espetáculo com hits que atravessam gerações e soam como um grito sobre amor, cultura e resistência dos que lutam pela visibilidade e igualdade, principalmente sobre o povo negro brasileiro.
A programação conta ainda com a já tradicional Oficina de Pintura Infantil, de 10h às 13h, desta vez com a temática “Pretogravura Coletiva: Oficina De Gravura Botânica – Sem Folhas Não Há Orixá: Fabulando Baobás”. Ministrada pelos arte-educadores Erivan e Iuri Tavares, a atividade tem como objetivo construir um mural com diversas experimentações em gravura de folhas, ramos e sincretizações da tradição afro-brasileira com a natureza.
Além disso, a criançada vai poder se divertir com o “Programa Reciclocidades”, da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), que realiza de 10h às 12h oficina de produção de brinquedos por meio da reutilização de tampas de garrafa pet, CDs, bola de gude e papel. A ação tem como público-alvo crianças de 7 a 9 anos e faz parte da programação comemorativa de 15 anos do programa de responsabilidade social da Cagece.
Serviço
Estação Férias
Dias 26 a 28.07
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita.
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em
recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara
Programação detalhada da semana: dias 26 a 28 de julho
Sexta, 26
17h às 22h – Coletivo Tertúlia, com DJs Kinas, Nego Célio, Aires/D, Maarji e Tomé Braga
Ingresso Solidário
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
Sábado, 27
17h às 22h – Patifaria + Fervinho + Je Treme Mon Amour
Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
Domingo, 28
Domingo na Estação – Especial Feira Negra
10h às 15h – Feira Negra
10h às 11h – Roda de conversa “Mulheres Negras, Potências e Resistências”, com Feira Negra, Movimento Negro Unificado e Rede de Mulheres Negras do Ceará
10h às 12h – Oficina infantil, com Programa Reciclocidades (Parceria Cagece)
10h às 13h – Oficina infantil “PretoGravura: Oficina de Carimbaria Afro Referenciada”, com Erivan Cordeiro e Iuri Tavares
11h às 12h30 – Show “Coisafeita”, com Lia Maia
13h às 15h – Show “Nobel de Mel”, com Luiza Nobel, no Mercado Alimenta CE
Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre.
Foto de capa: Divulgação
LEIA MAIS: Luiza Nobel emociona com “365 Dias” na trilha sonora de “A Filha do Palhaço”