Notícias

10 anos da Lei de Cotas é tema da Semana da Consciência Negra 2022 da Unifesp

Semana da Consciência Negra 2022, organizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em comemoração ao feriado nacional do Dia da Consciência Negra, acontecerá de 18 a 25 de novembro. Na edição deste ano, o tema do evento será “Os 10 anos da Lei de Cotas: balanços e promessas para um futuro sem racismo”. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial da universidade até esta sexta-feira, 18. 

Pesquisas apontam o crescente número de estudantes negros nas instituições educacionais. Garantir o direito desses cidadãos ao acesso educacional influencia na criação de outras iniciativas complementares, que colaboram com a permanência estudantil, como o Programa de Auxílio para Estudantes, da Unifesp, que viabiliza recursos para auxiliar nas despesas de estudantes em vulnerabilidade econômica.

A ideia é refletir a respeito do impacto da legislação conhecida como a Lei de Cotas (Lei nº 12.711), que prevê uma parcela de vagas em universidades e institutos federais, reservadas aos estudantes do ensino público, por meio de critérios de renda, deficiência e étnico-raciais. A programação vai trazer diversas atividades culturais, acadêmicas e políticas em formato presencial, híbrido e virtual.

A Semana da Consciência Negra 2022 contará com a colaboração de coletivos de combate ao racismo, como o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab/Unifesp), Núcleo Negro Unifesp (NNUNG), Centro Dandara de Promotoras Legais Populares, Quilombolas – Núcleo de Mulheres Negras de São José dos Campos (SP), Coletivo Negro de Psicologia – Sankofa, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen Preta), e Observatório da Violência Racial (OVIR/CAAF – Centro de Antropologia e Arqueologia Forense).

Saiba mais

As inscrições podem ser feitas pelo site oficial da Unifesp até esta sexta-feira, 18/11. 
Inscreva-se aqui.

Foto de capa: Divulgação/Unifesp.

LEIA TAMBÉM: Instituto lança estudo inédito sobre jovens negros no mercado de trabalho

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: