Residente há seis anos em Salvador (BA), o professor nigeriano Dámiláre Fáladé criou o Instituto Ẹ̀KỌ́ a fim de ensinar a língua Yorubá para brasileiros com um método que visa a resgatar a cultura tradicional Yourubá no país. As aulas acontecem online, pela plataforma Zoom, às terças e quintas-feiras, às 19h. Há material de apoio audiovisual e certificado de conclusão.
O processo de aprendizado é facilitado em dois cursos: Linguística Yorùbá e Intensivo de Ìtàn. O primeiro é destinado a quem deseja adquirir algum conhecimento da língua Yorubá tradicional, desenvolvendo as quatro habilidades: escuta, fala, leitura e escrita. Já o segundo aborda a parte cosmológica da cultura, baseado na crença, pensamento e espiritualidade Yorubá. Abordam-se os ÌTÀN das divindades (Irúnmọlẹ̀/Òrìṣà), suas relações, existências e contribuições para o nosso mundo Ayé, de acordo com o Odù Ifá. Ambos os cursos possuem carga horária total de 36 horas por módulo.
Sobre a Língua Yorubá
O idioma Yorubá é falado por mais de 45 milhões de pessoas em todo o mundo. Das línguas africanas, é a mais estudada, por ser tonal, ou seja, uma mesma palavra pode assumir diferentes significados, dependendo da entonação de suas sílabas.
Saiba mais
Para mais informações sobre os cursos e mensalidades, acesse o site do Instituto Ẹ̀KỌ́.
Whatsapp do Ẹ̀KỌ́: (71) 9.9954-4096 (atendimento em horário comercial)
Foto de capa: Dámiláre Fáladé/Divulgação.
LEIA TAMBÉM: Abertas inscrições para o Linguafro – ensino de idiomas afirmativo
Ouça o episódio #07 – Pretas Nordestinas: ocupando a arte #OPodcastéDelas2021:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê!
Sou um emaranhado de sonhos! Escrevo para me transformar e transformar o mundo! De amor e conexão pela escrita, escolhi o jornalismo como profissão. Hoje, sou Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) com o objetivo de contribuir, cada vez mais, para que a Comunicação e o Jornalismo sejam antirracistas.