Radar Negro

4 artistas negros que já se apresentaram no Super Bowl

O canadense The Weeknd, 30, se apresenta neste domingo, 7, no show de intervalo do Super Bowl. Sua performance nos faz relembrar dos pretos e das pretas que já participaram do evento que ocorre há 30 anos. Como algumas dessas performances foram históricas e tocantes, merecem ser relembradas e ovacionadas.

Confira a lista a seguir!

Michael Jackson

Em 1993, o intervalo do jogo teve a presença do Rei do Pop, Michael Jackson. Na ocasião, ele cantou com crianças, e a apresentação foi precursora da tradição da NFL de contratar artistas de renome para fazerem shows no intervalo do Super Bowl.

Esse foi um dos mais aclamados Halftime Show da história da NFL. Michael cantou “Jam”, “Billie Jean“, “Black or White” e “Heal the World” no estádio Rose Bowl em Pasadena, na California, em apresentação transmitida para mais de 120 países, no intervalo da final entre Dallas Cowboys e Buffalo Biils. O final do show foi marcado pela performance de Michael junto a um coro de 120 crianças cantando o hit “We Are The World”.

Muito mais do que levar seus fãs ao delírio, o cantor foi muito importante para mudar a forma de se fazer o Halftime Show. Depois da apresentação, que foi um tremendo sucesso, os organizadores do evento passaram a se preocupar mais em atrair nomes “famosos” para o show do intervalo.

Foto: Getty Images.

Diana Ross

Em 1996, Diana fez uma performance inesquecível no show do intervalo do Super Bowl, no Sun Devil Stadium em Tempe, Arizona. A apresentação foi produzida pelo Radio City Music Hall.

Foto: Focus on Sport/Getty Images.

Prince

A Billboard considera o show de Prince em 2007 como o mais épico da história do Super Bowl, que ocorreu no intervalo da partida entre Indianopolis Colts e Chicago Bears.

O cantor levou sucessos como “Let’s Go Crazy”, “Baby I’m a Star”, “Proud Mary“, “All Along the Watchtower“, “Best of You“, do Foo Figfhters, e “We Will Rock You”, clássico da banda inglesa Queen. A apresentação terminou com o clássico “Purple Rain”, uma das músicas mais aclamadas da carreira do cantor.

Foto: Chicago Bears.

Beyoncé

A rainha se apresentou no Super Bowl duas vezes. A primeira em 2013, juntamente com o grupo de que já participou, Destiny’s Child. O outro show aconteceu em 2016, com o cantor Bruno Mars. Na ocasião, cantou o single Formation no Levi’s Stadium.

A última apresentação da cantora gerou intensos debates devido à crítica política feita por ela. Beyoncé tinha lançado no dia anterior o clipe de Formation, canção com forte mensagem sobre a comunidade afro-americana e a violência policial contra os negros no país. Além disso, Bey e suas dançarinas trajavam figurinos com alusão ao estadunidense Partido dos Panteras Negras.

A NLF não compreendeu a importância da postura de Beyoncé num espaço com dimensão e abrangência mundial e excluiu o nome da cantora da lista de apresentações do Super Bowl.

Foto: Getty Images.

LEIA TAMBÉM: The Weeknd fará apresentação no show do intervalo do Super Bowl

Ouça o episódio #01 do Negrê Podcast:

Compartilhe: