Black Nordeste Radar Negro

4 universidades situadas no Nordeste estão entre as melhores do mundo

A Região Nordeste é a terceira maior do Brasil e conta com nove estados, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em termos populacionais, o Nordeste ultrapassa mais de 55 milhões de habitantes ao todo, segundo o Censo Demográfico de 2022. Cerca de 20 universidades federais estão no território nordestino, sendo nove delas surgidas após os anos 2000. E quatro delas estão na lista do World University Rankings (CWUR) de 2023.

O ranking da World University Rankings avalia as 1.000 melhores instituições de ensino superior do mundo, priorizando quatro critérios áreas: o sucesso acadêmico de ex-alunos, empregabilidade, distinções do corpo docente e pesquisas desempenhadas.

Nenhuma universidade brasileira está no top 100 mundial, mas 22 delas estão entre as 1.000 melhores, conforme o levantamento. Dessas citadas, quatro são do Nordeste, sendo a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a melhor colocada, na 878ª posição. E, as outras três são a Universidade Federal do Ceará (UFC), na 948ª posição, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na 980ª colocação, e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), na posição 1.013.

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

A UFPE é a melhor universidade do Nordeste, segundo o ranking da CWUR, e a 14ª melhor do Brasil. A instituição foi fundada em 1946 e conta com três campi, localizados em Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru. A UFPE apresenta 102 cursos de graduação, 89 de mestrado e 63 de doutorado, nas áreas de ciências artísticas, exatas, humanas, sociais, biológicas, tecnológicas e de saúde.

Foto: Divulgação.

Universidade Federal do Ceará (UFC)

A UFC é a segunda melhor universidade do Nordeste, conforme o ranking da CWUR, e a 17ª melhor do Brasil. A instituição foi fundada em 1954 e conta com cinco campi, situados em Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. A UFC traz 119 cursos de graduação, 95 de mestrado e 63 de doutorado, nas áreas de ciências artísticas, humanas, exatas, sociais, biológicas, tecnológicas e de saúde.

Foto: Divulgação.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

A UFRN é a terceira melhor universidade do Nordeste, de acordo com o ranking da CWUR, e a 21ª melhor do Brasil. Ela foi fundada em 1958 e tem cinco campi em Natal, Caicó, Currais Novos, Macaíba e Santa Cruz. A UFRN oferta 110 cursos de graduação, 86 de mestrado e 60 de doutorado, nas áreas de ciências artísticas, exatas, humanas, sociais, biológicas, tecnológicas e de saúde.

Foto: Divulgação.

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

A UFBA é a quarta melhor universidade do Nordeste, segundo o ranking da CWUR, e a 24ª melhor do Brasil. Fundada em 1946, a instituição conta com quatro campi nas cidades de Salvador, Vitória da Conquista, Camaçari e Barreiras. A UFBA oferece 113 cursos de graduação, 82 de mestrado e 51 de doutorado, nas áreas de ciências artísticas, exatas, humanas, sociais, biológicas, tecnológicas e de saúde.

Foto: Divulgação.

Foto de capa: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: As inscrições para a Jornada Galápagos de Jornalismo 2024 já estão abertas

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: