Ceará

4ª edição do Festival Ajeumbó do Mercado AlimentaCE acontece com show de Majur

Para celebrar a riqueza da cultura alimentar de matriz afrobrasileira como prática, memória viva e tecnologia do futuro, o Mercado AlimentaCE realiza neste sábado, 1º, a quarta edição do Festival Ajeumbó de Cultura Alimentar Afroancestral. A programação do evento será extensa e acontece entre 12h e 22h, contando com feira gastronômica, exposição, vivência, cozinha-show, roda de conversa, além de show com a cantora baiana Majur, trazendo músicas do seu mais recente álbum “Gira Mundo”. A entrada será gratuita.

Foto: Divulgação.

A agenda do evento também marca o início das atividades do Festival Afrocearensidades, conectando a celebração da mesa farta, partilha e “comida de mão cheia” e valorizando cultura e identidade negra cearense. A partir das 12h, a Estação das Artes traz o som do Samba Kanjerê para embalar o horário de almoço no Mercado.

Foto: Hélio Filho.

A gastronomia e o empreendedorismo negro marcam presença na Feira Gastronômica e na Feira Negra, que iniciam a partir das 16h. Pratos ancestrais, como vatapá, feijoada tradicional e de frutos do mar, acarajé, abará, xinxim de galinha com feijão fradinho, guisado de porco, quiabada com acaçá, pamonha de carimã, canjica de milho e muitos outros irão compor os sabores do Festival Ajeumbó.

Ao longo de quatro anos de realização, o evento busca fortalecer e difundir por meio de sua programação os laços entre comida, memória, cultura, territórios e pensamento negro e afrodiaspórico.A realização de mais uma edição do Ajeumbó é, antes de tudo, uma celebração da força simbólica do alimento e da potência cultural que ele carrega. Este encontro reafirma o compromisso do estado e do Mercado com a salvaguarda das práticas, saberes e sabores que vêm da população negra e de tantas outras comunidades tradicionais que moldam nossa identidade”, afirma Marina Araujo, diretora do Mercado AlimentaCE.

Foto: João Ferreira.

Início das atividades do Afrocearensidades

Neste ano, o Festival Ajeumbó será umas das primeiras ações do III Festival Afrocearensidades, cujo tema é: “Encruzilhadas, Memórias e Bem-Viver”. Será um dia inteiro dedicado à gastronomia e à cultura alimentar do povo negro, com aulas-show e pratos típicos que dialogam com a ancestralidade africana. Quando falamos de alimentação, falamos também de história, memória e tradição. O festival evidencia as inventividades, os saberes e os modos de fazer que estruturam a cultura e a história do Brasil”. É o que diz Zelma Madeira, secretária da Igualdade Racial do Ceará.

Show “Gira Mundo” de Majur

Para consolidar a celebração do bem-viver da população negra, a cantora e compositora Majur traz ao palco do Mercado AlimentaCE a força da ancestralidade que move o festival com seu novo disco “Gira Mundo”. O álbum, que explora uma estética afropop contemporânea com faixas em iorubá, homenageia os orixás e busca desmistificar a discriminação religiosa. Recém-chegada de sua primeira turnê internacional, na qual passou por mais de 10 países na Europa, a cantora baiana Majur desembarca no Festival Ajeumbó 2025, trazendo ancestralidade e potencialidade em sua apresentação.

Foto: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: “Vivendo tudo com intensidade, aprendizado e gratidão por escrever essa nova história”, diz Vitória Bessa, Miss Fortaleza 2025

Confira a programação completa!

4º Festival Ajeumbó 2025

12h às 14h

Apresentação “En(Canto) Negro”, com Samba Kanjerê

14h às 15h20

Roda de conversa “Cozinhas como espaços de memórias, tecnologias e bem-viver!”, com Camila Barraca, Mestra Verônica Quilombola e mediação de Wanessa Brandão

15h às 17h

Visitas mediadas às Hortas Comunitárias, distribuição de mudas e ações de educação ambiental

15h30 às 18h20

Vivência cultural com Mãe Bia de Pombogira e Coletivo Ibilé

16h às 22h

Feira Gastronômica e Feira Negra 

17h às 18h

Aula show: “Misturar e dividir – Pamonha de milho”, com Edneuda de Freitas (Quilombo Serra do Evaristo, Baturité) e Kilvia Pereira (Quilombo de Ubaranas, Aracati)

17h30 às 21h30

Exposição “Mistura Quilombola”: Projeção de imagens

18h15 às 19h

Cortejo do Maracatu Nação Iracema

20h30 às 21h30

Show “Gira Mundo” com Majur

Veja os detalhes

4ª edição do Ajeumbó – Festival de Cultura Alimentar Afroancestral

Data: 1º/11 (sábado)
Horário: das 12h às 22h
Local: Mercado AlimentaCE
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro, Fortaleza (CE)
Acesso gratuito

Foto de capa: Hélio Filho.

LEIA TAMBÉM: Cantora baiana Melly se apresenta com novo show na Caixa Cultural Fortaleza

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: