A Mostra de Cinemas Africanos realiza a primeira edição dos Encontros do Audiovisual Brasil-África entre os dias 19 e 22 de setembro, em Salvador (BA). O evento reúne cerca de 50 profissionais do cinema brasileiro e do africano e acontece em torno de quatro pilares: Pesquisa, Produção, Difusão e Formação. Serão 10 mesas de debate, além de grupos de trabalho. As inscrições são gratuitas, podendo ser feitas por meio do site do projeto, e as vagas são limitadas.
Dentre as atividades da programação estão mesas-redondas, apresentações de profissionais do cinema e um fórum dedicado a discutir a construção de uma cooperação sustentável entre Brasil e África na indústria criativa, com ênfase no cinema. Produtores executivos, diretores de laboratórios de formação e profissionais que trabalham para formar a próxima geração de cineastas de 11 países africanos (África do Sul, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Marrocos, Nigéria, Quênia, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Senegal e Uganda) e brasileiros, além de representantes de festivais e mercados de cinema farão parte do evento.
“Para nós é muito representativo esse encontro acontecer em Salvador, cidade onde a Mostra nasceu e que carrega muito simbolismo e relevância na sua história com o cinema afrodiaspórico. Nossa expectativa é receber profissionais e estudiosos do setor audiovisual de todo o Brasil para ampliar ainda mais esse diálogo”, destaca Ana Camila Esteves, pesquisadora e diretora da Mostra de Cinemas Africanos.
O projeto Encontros do Audiovisual Brasil-África foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
A Mostra de Cinemas Africanos em Salvador-Bahia tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
Confira detalhes
Encontros do Audiovisual Brasil-África
Quando: 19 a 22/09/2024
Onde: Arquivo Público Municipal – Auditório Makota Valdina
Endereço: Rua da Bélgica, 2, bairro Comércio – Salvador (BA); Ponto de referência: prédio anexo a Casa das Histórias de Salvador
Programação completa aqui
Inscrições gratuitas aqui
Foto de capa: Thais Alves.
LEIA MAIS: Recôncavo Afro Festival divulga chamada pública com inscrições até setembro