As inscrições para a Residência Artística Online – Pensamento Crítico Decolonial nas Práticas Artísticas estão abertas até o próximo dia 30 de abril. O Programa vai orientar projetos prontos ou em andamento, que tenha propostas de “práticas decoloniais”. Os(as) selecionados(as) vão participar da terceira edição da Bienal Black, prevista para 2024 no Rio de Janeiro (RJ). A inscrição é paga e o registro pode ser feito de forma online.
Com o tema Fluxos (in) Fluxo – Transitoriedade, a iniciativa da Black Brazil Art tem parceria com a Museo de la Mujer de Costa Rica e apoio da International Association of Women’s Museums. Para o programa, é desejável pessoas com os seguintes perfis: artistas, educadores, curadores, pesquisadores, coletivos, ativistas e outros profissionais das artes, residentes no Brasil e exterior.
A Residência Online acontece a partir do próximo dia 4 de maio e vai até 22 de junho, com oito encontros. Será concedida certificação a todos os participantes que farão parte de um áudiobook. As aulas serão transmitidas via plataforma Zoom. Serão oferecidas a título de ajuda de custo, duas bolsas, cada uma no valor de 1.000 reais, ao artista individual ou a um coletivo, que tenha uma proposta inédita e original para a 3ª Bienal Black.
A aula inaugural será no próximo dia 3 de maio, a partir das 19h, pelo canal do YouTube da Black Brazil Art e será proferida pela professora, pesquisadora e curadora Claudia Mandel-Katz que falará sobre “Gênero e Práticas Estéticas Decoloniais na América Latina e Caribe”. A docente será uma das mentoras nesta residência ao lado de Patricia Brito (RS-SC), Julio Pereyra (Uruguai), Martha Kazungu (Uganda) e Priscila Costa (SC).
LEIA TAMBÉM: Psicólogo e colunista do Negrê abre nova turma do curso sobre Masculinidades negras
Sobre a Black Brazil Art
A Black Brazil Art é uma empresa independente de gerenciamento de artes com sede na região Sul do Brasil. Desde 2004, está envolvida com curadoria, desenvolvimento e gestão de artes visuais e eventos culturais nacionais e internacionais, projetos e exposições de arte, seleção de obras de arte, consultoria em projetos de artes e residências. Dentro do seu foco, um olhar especial é dado ao mapeamento da produção artística de mulheres negras, buscando equilibrar narrativas e oportunidades dentro e fora do país.
Saiba mais
Residência Artística Online – Pensamento Crítico Decolonial nas Práticas Artísticas
Inscrições: até 30/04/2023
Início: 04/05 a a 22/06/2023
Formato: online
Duração: oito encontros
Quanto: R$ 346,50
Inscrições: aqui!
Informações: confira aqui.
Foto de capa: Pavel Danilyuk/Pexels.
LEIA TAMBÉM: Tech Afro Pretas está com inscrições abertas até este domingo
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Quando criança, sonhava em ser escritora. Hoje, é graduada em Letras e Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Prêmio Neusa Maria de Jornalismo. Produtora cultural, simpática, TCC nota 10 e faz tudo.