Pernambuco Som de Preto

Série documental Favela.doc grava lançamento de primeiro EP da cantora pernambucana Rayssa Dias

A cantora de bregafunk Rayssa Dias é a temática principal de um dos oito episódios da Favela.doc, série documental do maior festival de cultura de periferia do Brasil, o Favela Sounds. As gravações acontecerão entre os dias 10 e 14 de abril tendo a comunidade de Salgadinho (PE), onde a artista mora, e será centrado no lançamento do primeiro EP de Rayssa, “Independente”, que ocorrerá na próxima sexta-feira, 12, às 21h, em Recife (PE).

Com quase 10 anos de carreira, a cantora vive um dos momentos mais importantes da trajetória. Neste mês de abril, ela conquistou o prêmio de Melhor MC Mulher do Brega Awards 2024 e, agora, irá divulgar o primeiro projeto de estúdio, o EP Independente, realizado em parceria com Wesley no Beat. O evento contará com as participações de DJ Larix, Milene Cinismo, DJ Bonekah,  Felipe Original, Calanga, MC Leozinho, CH da ZO e Wesley no Beat, além de MC Nanny Nagô como mestra de cerimônia.

Capa do EP Independente. Foto: Divulgação.

Faz três anos que tô querendo lançar um EP, e a oportunidade que eu queria não surgia, não vinha, e o Favela.doc aparece como uma luz iluminando toda essa minha trajetória, na qual eu achava que não iria continuar neste ano de 2024. Eu tô muito feliz de participar não só do Favela.doc, mas de ele estar impulsionando a minha carreira e eu poder falar sobre tudo isso”, destaca Rayssa.

Sobre o Favela.doc

A série documental é uma coprodução entre Distrito Federal e Bahia, em parceria com a agência Um Nome, criadora do festival Favela Sounds, e com a Odun Filmes, produtora de obras como “Um dia com Jerusa” e “Mato Adentro”. Viviane Ferreira, cineasta baiana cujo último lançamento nos cinemas foi “Ó Paí Ó 2”, assina a direção e o roteiro da obra.

Assim como adentra os universos pessoais dos personagens, investigando as fontes de inspiração e colaborações, o Favela.doc também pesquisa o impacto econômico desses gêneros musicais marginalizados, mas culturalmente ricos. A série mostra como a música não apenas contribui para o sustento das comunidades onde prospera, mas também estimula a economia local ao criar oportunidades de trabalho para os diretamente envolvidos.

Gravações do Favela.doc no Rio de Janeiro (RJ). Foto: Divulgação.

Além das gravações com Rayssa Dias no Recife, as filmagens da temporada também percorrem a Baixada Santista, em São Paulo (SP), e a Amazônia paraense, em Belém (PA). Antes de Pernambuco, a equipe passou por Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ).

Confira detalhes

Lançamento EP Independente de Rayssa Dias

Quando: 12 de abril, às 21h
Onde: Armazém do Campo (Av. Martins de Barros, 387 – Santo Antônio, Recife – PE)

Programação

Nany Nagô – Mestra de Cerimônia

21h00 – Abertura

22h30 – DJ Larix + Kananda px

23h30 – Milena Cinismo

01h00 – Rayssa Dias e participações Mc Leozinho / CH da ZO e Felipe Original

03h00 – Boneka

04h30 – Encerramento

Foto de capa: Divulgação.

LEIA MAIS: Festival Tramas Negras recebe inscrições de artistas de Recife até 20 de abril

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: