Bahia

Comunidade baiana lança primeira cerveja quilombola do estado

A Associação dos Jovens e Agricultores Familiares Quilombolas da Piaçava no Litoral Norte da Bahia (AJARQUIBA), por meio da startup Bee2Be, que conecta apicultores e meliponicultores a consumidores conscientes, lançou a primeira cerveja quilombola do estado, a Bahia Sparkling Honey Ale. A bebida está disponível para venda na sede da AJARQUIBA, em Baixios (BA), e em pontos de venda parceiros, por R$ 26. Estará disponível para venda pelos canais digitais da da Bee2Be em breve.

A AJARQUIBA é formada por 120 famílias de agricultores, apicultores e meliponicultores familiares, que colhem diversos produtos de agricultura familiar da comunidade tradicional, que resiste há 394 anos e hoje empreende. “O mel é produzido pelas nossas abelhas Apis mellifera scutellata, a partir do néctar das flores da Mata Atlântica que banha nosso litoral: trazendo a cada florada perfis sutis, florais e uma complexa acidez ao produto final. Tudo isso fruto do trabalho de todos nós da comunidade”, conta Elicio Neves, diretor de gestão e comunicação da AJARQUIBA.

O lançamento da Bahia Sparkling Honey Ale serve como forma de promoção da diversidade da apicultura e meliponicultura brasileiras pela Bee2Be. “Estamos muito felizes em poder contribuir para a valorização da cultura quilombola e para o fortalecimento da cadeia produtiva da AJARQUIBA. A cerveja é uma forma de celebrar a riqueza e a tradição dessa comunidade, e estamos ansiosos para que os consumidores possam apreciar essa experiência única”, destaca Costa.

Sobre a AJARQUIBA

A AJARQUIBA é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2012, com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, a agroecologia, a segurança alimentar e nutricional, a geração de trabalho e renda, a preservação ambiental e a valorização da cultura quilombola. A associação desenvolve ações de incentivo à produção, comercialização e consumo de alimentos saudáveis, por meio de parcerias com órgãos governamentais, instituições de pesquisa, organizações da sociedade civil e movimentos sociais. A AJARQUIBA também atua na defesa dos direitos territoriais, culturais e sociais das comunidades quilombolas.

Foto de capa: Divulgação.

LEIA MAIS: Incra reconhece terras de quilombo de mãe Bernardete

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: