Com o tema “A mídia regional no combate aos desertos de notícias”, a startup brasileira de mídia Alright promove nesta quarta-feira, 21, o evento híbrido Alright Summit. O evento contará com mais de 30 especialistas e líderes do setor de comunicação entre os palestrantes, e será transmitido ao vivo, das 10h às 18h, pelo canal do YouTube da startup, com tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A Alright tem como propósito impulsionar comunidades em torno de veículos de comunicação locais e especializados, atuando como agente de transformação e aceleração de negócios digitais. Na ocasião, a iniciativa promove discussões sobre os desafios enfrentados pelos veículos jornalísticos locais e as estratégias para fortalecer essas mídias em regiões conhecidas como “desertos de notícias”. Através do qual a falta de cobertura jornalística deixa comunidades sem acesso às informações confiáveis.
[Para realizar a inscrição prévia e receber comunicados exclusivos sobre o evento: https://lives.alright.com.br/summit-inscricao-gratuita ]
Além de jornalistas, especialistas em tecnologia, representações do mercado de publicidade, do Governo Federal e associações do setor de imprensa, estarão presentes como palestrantes. A transmissão do evento terá a apresentação das jornalistas Larissa Carvalho (Site Negrê), Semayat Oliveira (jornalista e diretora do Nós, Mulheres da Periferia e Podcast Mano a Mano) e Marlise Brenol (pesquisadora e professora da Universidade de Brasília – UnB).
Os desafios da mídia regional
O território do Brasil abriga 558 microrregiões com uma média de 10 municípios em cada uma, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cerca de 2.712 dessas cidades são classificadas como desertos de notícia, segundo o Atlas da Notícia, produzido pelo Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor). Esses desertos, onde há falta de cobertura jornalística, afeta aproximadamente 30 milhões de pessoas.
A sustentabilidade financeira é um dos principais obstáculos enfrentados pelos veículos de mídia local, agravada pela carência de fontes diversificadas de financiamento. O que torna esses veículos dependentes de recursos públicos e sujeitos à influência política, colocando em risco sua independência editorial.
Domingos Secco, CEO e fundador da Alright, sublinha a relevância dos chamados “oásis de informações” — veículos locais que se tornam as principais fontes de informação para as suas comunidades. Ele destaca que a missão da Alright é transformar esses veículos regionais em uma rede abrangente que se estenda por todo o Brasil.
O Alright Summit, nesta edição, marca um passo decisivo. Secco explica que, levar o evento para a capital do país reforça o compromisso com o fortalecimento do jornalismo local e regional, reconhecendo seu papel vital em comunidades diversas. “O mercado de mídia é muito concentrado em grandes anunciantes, grandes agências e grandes plataformas. Esse mercado, muitas vezes invisível, não é atendido, não é desenvolvido. Por isso, colocamos como missão auxiliar esses pequenos veículos e, junto com eles, criar uma rede com capilaridade em todo o país”. É o que afirma Secco.
Sobre a Alright Media
A Alright é uma startup de mídia 100% brasileira que tem como intuito impulsionar comunidades em torno de veículos de comunicação locais e especializados. A organização atua como agente de transformação e aceleração de negócios digitais.
Confira a programação completa
Manhã (10h às 14h) – Transmissão online no YouTube da Alright
Vozes e Perspectivas de Mulheres no Jornalismo Digital (10h05 – 10h45)
Mediação: Natália Pandolfo (Alright)
Convidadas: Raquel Lemos (Site Coreto), Letícia Wacholz (Folha do Mate) e Cristiane Balduíno (Portal JDV)
Transformação Digital dos Veículos de Comunicação (10h45 – 11h25)
Mediação: Fábio Lima e Melissia Souza (Alright e Acelera)
Convidados: Leandro Vieira (Apiki WordPress), Almir Rizzatto (Escola Digitalista), Tatto de Castro (ServerDo.in) e Marta Alencar (Coar Notícias)
Colaboração no Jornalismo Hiperlocal (11h25 – 12h)
Mediação: Domingos Secco (Alright)
Convidados: Rodrigo Silva Fernandes (SINDIJORI MG), Ernesto Marques (ABI BA), Renato Delicato Zaiden (APJ SP) e Ricardo Mateus Silberschlag (ADI RS)
Veículos Jornalísticos e Influenciadores Locais (12h – 12h40)
Mediação: Camila Costa (Alright)
Convidados: Isa Muriá (influenciadora paraense), Heloísa Correa (Portal Gaz) e Maju Cotrim (Gazeta do Cerrado)
Oásis de Notícias – Proposta de Valor da Alright (12h40 – 13h)
Mediação: Natália Pandolfo e Patriciani Soares (Alright)
Convidado: Raphael Simões (Tribuna de Jundiaí)
Monetização com Ads (13h – 13h40)
Mediação: Ricardo Borowski (Alright)
Convidados: Vitor Bellote (Seedtag), Lívia Ematné (Especialista em monetização digital) e Khalil Yaghi (Equative)
Tarde (14h às 18h) – Híbrida: Presencial no Sesi Lab e online no YouTube
Abertura – A mentira destrói seu voto (14h – 14h30)
Convidada: Cármen Lúcia (Ministra do STF e presidente do TSE)
Jornalismo, Desinformação e seus Efeitos na Periferia (14h30 – 15h25)
Convidados: Ana Regina Rêgo (Rede Nacional de Combate à Desinformação), Marcelle Chagas (Observatório de Gênero, Raça e Territorialidade na Ciência) e Daniel Nardin (Amazônia Vox)
IA e Cultura da Experimentação (15h30 – 16h25)
Convidados: Eduardo Lundgren (Netflix, Docana), Ricardo Fiorotto (Google), Domingos Secco (Alright) e Maria Luiza Borges (Grupo Norte de Comunicação)
Oásis de Notícias e Modelos de Negócio (16h30 – 17h25)
Convidados: Marina Pita (Secom/Governo Federal), Samanta do Carmo (Ajor), Sergio Lüdtke (Projor) e Regina Bucco (Aner)
O que Podemos Aprender com um Veículo Nativo Digital? Erros e Acertos do Flow (17h30 – 18h)
Convidados: Sara Bushwitz (CEO do Flow Podcast), Marlise Brenol (jornalista entrevistadora), Pyr Marcondes (jornalista entrevistador)
Veja detalhes
Alright Summit
Data: 21/08/2024 (quarta-feira)
Horário: de 10h às 18h
Formato: híbrido
Ingressos: aqui!
Mais informações: www.alright.com.br
Foto de capa: Divulgação.
LEIA TAMBÉM: Conheça a médica Rayssa Okoro preocupada com a saúde da população negra
Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!
Estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Ceará (UFC). Com uma paixão por contar histórias ignoradas pela mídia tradicional, dedica-se ao jornalismo de denúncia e celebração, principalmente ao jornalismo negro. Busco potencializar as vozes não ouvidas e trazer à tona narrativas raciais e sociais que importam: a celebração e resistência negra. Acredito no poder transformador da informação e no papel do jornalista como agente de mudança, comprometida com a justiça social e promoção da diversidade.