Covid-19 Notícias

Beyoncé doa 1 milhão de dólares para apoiar pequenes afroempreendedores

A cantora e compositora norte-americana Beyoncé, 38, anunciou na última quarta-feira, 3, a partir da sua organização BeyGOOD – pela qual promove e apoia ações filantrópicas ao redor do mundo –, a doação de 1 milhão de dólares (mais de 5 milhões de reais)* para ajudar pequenos negócios de pessoas negras a superarem os impactos causados pelos últimos acontecimentos, incluindo a pandemia da Covid-19.

A iniciativa é resultado da parceria entre a organização da artista e a Associação Nacional para o Avanço da Pessoas de Cor (NAACP) – organização voltada para a promoção da igualdade de direitos civis à população negra estadunidense. O intuito é doar subsídios no valor de 10 mil dólares (cerca de R$ 53 mil reais)* para que afronegócios consigam se manter durante esse momento de crise.

As inscrições para concorrer ao programa foram até o dia 18 de julho, e o resultado das primeiras empresas a serem beneficiadas foi divulgado no dia 17 de agosto. A publicação da segunda fase está prevista para este mês, com outros empreendimentos a serem favorecidos com o recurso. Doações também podem ser feitas para o fundo, num valor mínimo de 25 dólares (R$ 132,49)*.

Beyoncé na luta contra o coronavírus

Desde o início da pandemia causada pela Covid-19, Beyoncé vem contribuindo para diminuir as consequências do vírus nos Estados Unidos, sobretudo à comunidade negra do país.

Em abril, através da BeyGOOD, a artista doou 6 milhões de dólares ( mais de 31 milhões de reais)* para ajudar organizações comunitárias que fornecem assistência aos(às) impactados(as) pelas consequências da pandemia, ocasionada pelo vírus que se espalhou. A ação fez parte da iniciativa #startsmall, promovida pelo CEO do Twitter e empresário norte-americano, Jack Dorsey, 43.

Nesse mesmo mês, Queen B participou do remix da música Savage (Selvagem), da rapper negra e americana Megan Thee Stallion, 25, cujo todo lucro obtido com a faixa foi destinado à instituição Bread of Life (Pão de Vida) – organização que fornece assistência às pessoas carentes e desabrigadas -, localizada em Houston, no Texas (EUA), cidade natal das artistas.

Escute a faixa:

Com o intuito de diminuir os impactos da doença na comunidade negra de Houston, onde cerca de 57% das mortes pela doença são de afro-americanes, segundo dados oficiais de saúde, no mês de maio, Beyoncé e a sua mãe, Tina Knowles, 66, forneceram cerca de mil kits de testagem para a Covid-19 na cidade. A ação fez parte do projeto #IDIDMYPART (“Eu fiz a minha parte”), no qual também foram distribuídos vale-compras e vale-refeição aos(às) moradores(as) do Texas.

Em adesão às manifestações do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) no mês de junho, em razão do assassinato de George Floyd (1973-2020) por policiais norte-americanos, Beyoncé lançou a faixa Black Parade (Parada Negra), uma homenagem à negritude e ancestralidade africana. O lucro obtido com vendas e reproduções da música foi direcionado para apoiar negócios comandados por afroempreendedores(as), além de divulgá-los em seu site oficial.

Atualmente, a cantora está divulgando negócios de empreendedores(as) africanos(as) em sua plataforma.

*Valores convertidos do dólar (americano) para o real (brasileiro) pelo aplicativo XE Currency (Moeda), conforme cotação do dia 03/09/20 às 15h20

Foto de capa: Reprodução/Instagram.

Compartilhe: