A terceira edição do BlackLab, programa de incentivo ao empreendedorismo preto realizado pela WeWork, está com inscrições abertas gratuitamente até o dia 11 de dezembro. O projeto já contemplou cinco empresas e mais de 60 inscrições.
Na primeira fase, todos os inscritos serão avaliados pelo We Of Color, coletivo de diversidade racial da WeWork. Os critérios utilizados são: o quadro societário da empresa deve ter ao menos uma pessoa autodeclarada preta ou parda; as empresas devem até dez colaboradores; ter time em São Paulo, Alphaville, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre (localidades com unidades próprias da WeWork); devem utilizar tecnologia como base da solução, que precisa ser de um problema latente; e é necessário ter capacidade de impactar positivamente a sociedade brasileira por meio dessa solução. Ao todo, 10 empresas serão anunciadas para a segunda fase em 14 de janeiro de 2025.
Nessa etapa, elas terão a oportunidade de apresentar os pontos de destaque e a viabilidade da solução para o comitê de avaliação, formado por Ricardo Silvestre, CEO e fundador da Black Influence; Daniele Mattos, CEO e cofundadora da Indique uma Preta; Nathalia Henrique, Idealizadora do Black Home Office; e Bruna Neves, diretora-geral da WeWork Brasil, em um evento híbrido realizado na WeWork. Três empresas serão contempladas, cujo anúncio será feito em 30 de janeiro de 2025.
“Estamos comprometidos em fortalecer comunidades, que é o nosso core. Na terceira edição do BlackLab, reforçamos nossa contribuição para o empreendedorismo negro por meio dos nossos espaços de trabalho flexíveis, colaborativos e criativos”, comenta Bruna Neves. “Estamos mais empenhados do que nunca em conectar espaços físicos, pessoas e ideias, promovendo um ambiente ainda mais propício para o crescimento e a diversidade empreendedora”.
Este é o terceiro programa destinado ao fomento do empreendedorismo negro da WeWork. A empresa teve uma versão beta em dezembro de 2020, reformulada para uma nova versão em 2024. Entre os contemplados da segunda edição, o comitê de avaliação selecionou Complete Magazine, Fazer Orçamento e Indique Uma Preta como as ganhadoras.
“O início de 2024 estava um pouco devagar, mas vencer o BlackLab foi uma injeção de ânimo. O prêmio nos permitiu usar a rede WeWork em todo o Brasil, apoiando nosso time híbrido e flexível, gerando engajamento e interação entre os membros, facilitando reuniões com clientes estratégicos e impulsionando nosso crescimento”, afirma Daniele Mattos, sócia co-fundadora da Indique uma Preta.
“Desde o anúncio da nossa seleção, o Black Lab tem sido engrandecedor. A conexão com outras startups e participantes abriu novas portas, e receber um espaço na WeWork foi transformador para a nossa empresa, principalmente para o nosso time. Mais do que um local de trabalho, a WeWork se tornou um ambiente para receber clientes, realizar reuniões e impulsionar o negócio. A visibilidade da premiação atraiu a atenção de investidores e clientes, validando nosso trabalho”, conta Caíque Nucci, fundador e CEO da Complete Magazine.
Para se inscrever e acessar mais informações, basta acessar este link.
Sobre a WeWork
A WeWork foi fundada em 2010 com a visão de criar ambientes onde pessoas e empresas possam se reunir e fazer o melhor trabalho. Desde então, tornou-se um dos principais fornecedores globais de espaços flexíveis, comprometida em oferecer soluções completas impulsionadas por tecnologia e experiências comunitárias. A WeWork conta com 600 unidades espalhadas por 120 cidades em 37 países ao redor do mundo. No Brasil, são cerca de 30 unidades e mais de 500 parceiros no marketplace Station by WeWork, alcançando todos os estados brasileiros, em mais de 150 cidades.
Foto de capa: Monstera Production/Pexels.
LEIA MAIS: Design Decolonial: curso gratuito e online tem inscrições abertas até 30 de novembro