O líder dos Racionais MC’s e rapper, Mano Brown, 53, deve se tornar em breve doutor honoris causa. O conselho universitário da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) decidiu conceder o título ao músico no último dia 16 de agosto. Se a honraria for aceita pelo artista, a cerimônia deve acontecer em sessão solene no mês de novembro.
A pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFSB considerou que ele é merecedor do título por sua notável contribuição na música, literatura, educação e política do país, por dialogar através de suas letras com a juventude negra periférica. A iniciativa da instituição chega em um momento decisivo para o movimento cultural, que está buscando ser reconhecido como patrimônio imaterial do Brasil.
“Uma titulação como essa não é algo único e individual. Não é para quem recebe, no caso o Pedro Paulo, Mano Brown, não é para quem reconhece a importância dele como artista e liderança. É algo que aponta para a importância do que o Hip Hop nos tem deixado de legado ao longo dos anos, a identidade das periferias e a possibilidade do sonho diante de tanta miséria e sufocamento”. É o que afirmou escritor e o professor da UFSB, Richard Santos.
LEIA TAMBÉM: Conheça um espaço sustentável de ancestralidade no Centro Histórico de Salvador
Sobre Mano Brown
Pedro Paulo Soares Pereira nasceu no Capão Redondo, bairro de São Paulo (SP), mas tem origem nordestina. Pois, sua mãe era natural de Riachão do Jacuípel (BA), localizada a 186 quilômetros da capital Salvador. Há 35 anos, ele integra o grupo Racionais MC’s e contribui para a popularização da cultura hip hop no Brasil. Em 2022, ele se consagrou como apresentador do podcast mais escutado da plataforma Spotify no Brasil, O Mano a Mano.
Foto de capa: Luiz Maximiano.
LEIA TAMBÉM: Em desafio de moda, Dendezeiro cria peças icônicas e bolsa Filtro de Barro
Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!
Quando criança, sonhava em ser escritora. Hoje, é graduada em Letras e Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Prêmio Neusa Maria de Jornalismo. Produtora cultural, simpática, TCC nota 10 e faz tudo.