Ceará

Empoderar-te ganha 1º lugar na categoria Startup de Impacto Socioambiental pelo Ceará Awards 2025

A startup de impacto socioambiental, Empoderar-te, foi eleita em 1º lugar na categoria Startup de Impacto Socioambiental do Ceará pela premiação Ceará Awards 2025, realizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) durante o evento Feira do Conhecimento. “Sim, nós somos a melhor startup de impacto socioambiental do Ceará. E esse prêmio não é meu, não é do nosso time, mas é de uma comunidade de pessoas que acreditam que o mundo pode ser melhor através dos negócios”. É o que declara Mônica Fernandes, CEO e fundadora da Empoderar-te.

Foto: Divulgação.

A premiação Ceará Awards tem como objetivo de aumentar a visibilidade das iniciativas que fomentam o ecossistema de inovação do Ceará e se divide em duas etapas: a primeira se dá através de votação popular, pela qual a startup vencedora ficou entre as cinco finalistas, que passam pela segunda etapa de votação, realizada através de uma banca especializada organizada pela Secitece.

A Empoderar-te alcançou o primeiro lugar no ano de 2025 e já havia sido indicada na mesma categoria no ano anterior; em 2024, sendo colocada em terceira posição como startup de impacto socioambiental no Ceará Awards 2024.

LEIA TAMBÉM: “Vivendo tudo com intensidade, aprendizado e gratidão por escrever essa nova história”, diz Vitória Bessa, Miss Fortaleza 2025

Sobre a startup Empoderar-te

Fundada em 2021, é uma empresa dinamizadora de impacto socioambiental, referência no fomento ao empreendedorismo feminino no Estado do Ceará. A startup é especialista em criar soluções para empoderar mulheres de classes populares através de metodologia própria e exclusiva, nomeada “Caminho da Ancestralidade”; impulsionou os negócios de mais de 6 mil mulheres, entre 2021 e 2025.

Também atua na ampliação da agenda de impacto socioambiental para diversas organizações públicas, privadas e do terceiro setor através de mentorias especializadas em maturidade em responsabilidade social e transição de modelo de negócio de tradicional para impacto socioambiental positivo. Foi eleita o maior Programa de Incentivo ao Empreendedorismo Feminino do Google no Brasil, no ano de 2022, e é certificada internacionalmente como startup exemplar e eficaz pela Wadhwani Foudation em 2024.

LEIA TAMBÉM: “Cresci na periferia e aprendi que acreditar em si mesma pode mudar tudo”, diz a Miss Ceará 2025 Amanda Lima

Sobre a CEO da Empoderar-te – Mônica Fernandes

Mônica Fernandes é uma mulher preta, periférica, mãe e esposa, criada por uma mãe solo que a ensinou a persistir. Foi beneficiária de projetos sociais por quase duas décadas e, com muito esforço, graduou-se em Enfermagem (2009) pelo Centro Universitário Fametro, profissão que exerceu durante 10 anos enquanto empreendia – mesmo após três negócios que não deram certo, mas que lhe trouxeram grandes aprendizados. Tem MBA em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto pela Faculdade de Ensino Superior do Lago (FAESLA) e Bootcamp em Empreendedorismo Global e Inovação pela Arizona University State (Estados Unidos).

Foto: Arquivo pessoal.

Em 2019, após uma transição de carreira, descobriu seu propósito: transformar vidas por meio do empoderamento feminino. Foi aluna e, depois, multiplicadora de um programa do Google para mulheres empreendedoras, o que a impulsionou fundar a Empoderar-Te em 2021 – uma dinamizadora de impacto focada em fortalecer empreendedoras periféricas, combater desigualdades e promover
autonomia econômica.

Desde então, a startup Empoderar-Te virou case de sucesso do Google, teve sua história transformada em filme, e Mônica, tornou-se autora e mentora premiada. Atualmente, integra o Conselho da Coalizão pelo Impacto em Fortaleza e a Assembleia do Child Fund Brasil, e participa da comunidade de práticas Agente Muda.

Foto: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: A favela como inimigo inconciliável

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: