O prêmio Multishow 2020 divulgou a lista dos artistas indicados na premiação e são 12 artistas negros concorrendo nas principais categorias. O anúncio foi feito inicialmente pela cantora Iza, 30, durante o programa Encontro, e depois numa live com mais de seis horas de duração apresentada por Tatá Werneck, 37, e Paulo Gustavo, 41.
Das 11 categorias, oito são decididas pelo público por meio de votação eletrônica e em apenas duas delas não aparecem artistas negros: Live do Ano e Dupla do Ano. Esse ano, em razão da pandemia ocasionada pela pandemia do Covid-19, a categoria “Show do ano” foi substituída por “Live do ano”.
Na categoria “Grupo do Ano” concorrem o grupo de samba carioca Sorriso Maroto; e o Baiana System, que lançou no ano passado o disco “O futuro não demora”, um dos mais elogiados pela crítica. A cantora Iza, que também apresenta o prêmio, concorre na categoria “Cantora do Ano”. E o rapper Emicida, 35, é o representante negro concorrendo na categoria “Cantor do Ano”.
Na categoria “Experimente”, a baiana Agnes Nunes, 18, está na disputa pelo prêmio ao lado do Grupo Menos é Mais e do cantor Fran, 25, músico da banda Os Gilsons. A música Verdinha, de Ludmilla, 25, está concorrendo na categoria “Música do Ano”. Na mesma categoria também concorre a música Desce pro Play (PA PA PA) de MC Zaac, 27, e Tyga, 30, com participação de Anitta.
Desce pro Play (PA PA PA) também concorre na categoria “Música Chiclete” junto com funk Tudo Ok, do cantor Thiaguinho MT.
Já nas categorias votadas por um júri especializado em música, que são canção do ano, álbum do ano e revelação do ano, também teremos representantes. Rico Dalasam, 31, e Dinho, 56, concorrem, com a música Braile, ao prêmio de “Canção do Ano”; o disco “AmarElo” de Emicida, pode se tornar o “Álbum do Ano” e a artista Jup do Bairro concorre a “Revelação do Ano”.
A votação eletrônica nas categorias Grupo do Ano, Música do Ano, Experimente, Cantor e Cantora do Ano, Música Chiclete, Live do Ano e Dupla já está aberta no site do Multishow. O anúncio dos vencedores acontecerá em novembro com apresentação de Iza, Tatá Werneck e Paulo Gustavo.
Confira os indicados nas principais categorias:
Grupo do Ano
BaianaSystem
Jota Quest
Lagum
Melim
Sorriso Maroto
Música Chiclete do Ano
“Braba” – Luísa Sonza
“Desce pro play (PA PA PA)” – Mc Zaac, Anitta e Tyga
“Menina solta” – Giulia Be
“Sentadão” – Pedro Sampaio, Felipe Original, JS o Mão de Ouro
“Tudo Ok” – Thiaguinho MT, Mila, JS o Mão de Ouro
Música do Ano
“A gente fez amor” – Gusttavo Lima
“A tal canção pra lua” – Vitor Kley e Samuel Rosa
“Desce pro play (PA PA PA)” – Mc Zaac, Anitta e Tyga
“Liberdade provisória” – Henrique e Juliano
“Verdinha” – Ludmilla
Cantor do Ano
Dilsinho
Emicida
Gusttavo Lima
Vitão
Vitor Kley
Dupla do Ano
Anavitória
Henrique e Juliano
Jorge e Mateus
Sandy e Junior
Zé Neto e Cristiano
Cantora
Anitta
Ivete Sangalo
Iza
Luísa Sonza
Marília Mendonça
Experimente
Agnes Nunes
Elana Dara
Fran
Giulia Be
Menos é mais
Live do Ano
Caetano Veloso Live
Live do BEM
Live Gusttavo Lima Buteco em Casa
Ivete Sangalo em Casa
Live Local Marília Mendonça
LEIA TAMBÉM: Times divulga 100 nomes mais influentes de 2020; veja personalidades negras da lista
Formada em Jornalismo e com especialização em mídias digitais, a baiana tem dedicado sua carreira ao mercado audiovisual há oito anos, quando iniciou na área. Já atuou como produtora executiva em obras para a televisão e em diversas funções dentro da produção de uma obra. Apaixonada por filmes e séries, se considera uma viciada que assiste mais de seis obras por semana.