O cantor que amou como ama um black e dançou como dança um black Gerson King Combo faleceu nesta terça-feira, 22, aos 76 anos, no Posto de Assistência Médica de Irajá, um bairro no Rio de Janeiro. As causas foram devido a uma infecção generalizada e complicações por diabetes.
Gerson Rodrigues Côrtes, ou Gerson King Combo, como era conhecido o pioneiro do soul e do funk no Brasil, deixou um legado o qual muitos se referem como algo que transcende a música, pois elevou a autoestima de jovens negros que curtiam soul nos anos 1970. Ele propagou um mandamento black que ecoa no Brasil até os dias de hoje, com mensagens de paz, amor e orgulho negro.
Nascido no Rio de Janeiro em 30 de novembro de 1943, o considerado James Brown brasileiro, era irmão de Getúlio Côrtes, 82, autor da música Negro Gato, famosa nas vozes de Roberto Carlos, 79, e Luiz Melodia (1951-2017).
Antes de se encontrar na black music, o cantor foi autor de hits da Jovem Guarda [movimento cultural surgido em meados da década de 1960 no Brasil, que misturava música, comportamento e moda] e fez parte de várias bandas, entre elas, Renato e seus Blue Caps, The Fevers e Fórmula Sete.
Trajetória
Em 1977, passou a utilizar Gerson King Combo como nome artístico, quando lançou seu primeiro álbum Gerson King Combo Volume I (1977), disco da música Mandamentos Black, o maior sucesso de sua carreira. Pouco depois do lançamento de seu segundo disco, Gerson King Combo Volume II (1978), o cantor foi dispensado pelo mercado fonográfico devido ao baixo número de vendas.
Nos anos 1990, Gerson foi coordenador de eventos em uma fundação para crianças carentes. Em 1998, o cantor retomou a carreira e, em 2001, lançou o álbum Mensageiro da paz, marcado pela nostalgia da modernidade dos anos 1970.
Em 2019, às vésperas de completar os seus 76 anos, o cantor lançou o single Uma chance ao vivo, o primeiro do álbum Gerson King Combo 70 anos. O trabalho foi gravado em 2013, em comemoração ao seu aniversário de 70 anos.
Uma de suas últimas apresentações foi com a banda SuperGroove no teatro Rival, no Rio de Janeiro. Sua participação no Caxias Music Festival, no último dia 19, foi cancelada por motivos de saúde.
Foto de capa: Facebook Gerson King Combo.
LEIA TAMBÉM: Conheça W.E.B. Du Bois, um ativista, autor e intelectual negro
Comunicóloga pela Faculdade JK – Gama (Brasília-DF), apaixonada por entender e melhorar a jornada do usuário e a qualidade do atendimento. Cursa Mestrado e MBA em Comunicação Corporativa e Negócio na Escuela de Negocios Europea de Barcelona (ENEB), com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos e habilidades em comunicação corporativa, estratégica e intercultural. Desenvolveu como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Publicidade e Propaganda, uma pesquisa sobre a importância da comunicação no combate ao preconceito étnico-racial, com o objetivo de contribuir para uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.