Ceará Covid-19

Ceará vacina povos tradicionais em 82 quilombos cearenses

O Ceará iniciou, no fim do mês de março, a vacinação contra o Covid-19, em quilombos mapeados em 42 municípios do Estado, com objetivo de percorrer por 82 quilombos. Os povos originários quilombolas do Ceará foram cadastrados como grupo prioritário para a imunização. Adultos acima de 18 anos estão sendo vacinados. A vacinação da população quilombola cearense foi iniciada na segunda-feira passada, 29.

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) divulgou que, ao todo, 30.456 doses serão aplicadas inicialmente, de acordo com o mapeamento realizado pela Comissão Estadual dos Quilombolas Rurais do Ceará (Cequirce), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA).

Conforme aponta a coordenadora especial de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, vinculada à Secretaria da Proteção Social (SPS), Martir Silva, a inclusão das comunidades quilombolas no Plano Nacional de Vacinação contra o Covid-19 tem base no decreto nº 6040/2007, que institui à política nacional de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais, entre os quais se encontram os quilombolas. 

Memória e história

Conforme Martir Silva, a proteção com a priorização da vacina às comunidades tradicionais, portadoras da história na memória dos antepassados escravizados, é extremamente importante na base de formação do povo brasileiro. “Protegê-los é proteger nossa memória e nossa história”, diz.

No Estado cearense, foram mapeadas 82 comunidades quilombolas, sendo apenas um pouco mais da metade, 54, certificadas pela Fundação Cultural Palmares. No entanto, o Governo do Estado reconhece as 82 comunidades quilombolas existentes em seu território e estendeu o benefício da prioridade da vacinação para todas elas.  

Vacinas no Ceará

O Estado do Ceará está entre os estados que mais aplica vacinas no Brasil. Até esta terça-feira, 6, o Governo do Ceará, divulgou a tabela do vacinômetro que bateu a marca de mais de 1,2 milhões de vacinas aplicadas. Em números totais, foram 1.220,878 vacinas aplicadas. Sendo 975.739 de (1ª dose), e 235.139 (2ª dose). Na última quinta-feira, 1º, o Estado recebeu o 12º lote de vacinas, contendo 371.750 doses de vacinas.

Foto de capa: RF Studio/Pexels.

LEIA TAMBÉM: Ventilador mecânico chega à fase final de desenvolvimento por universidade cearense

Ouça o episódio #09 – A saúde mental na Polícia Militar: uma provocação:

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê!

Compartilhe: