A cientista médica e modelo Pamela Uba, 26, é a primeira mulher negra eleita para ser a Miss Irlanda. Ela representava a cidade de Galway (Irlanda) e foi coroada em uma cerimônia em Cavan (Irlanda), na última quinta-feira, 9. Nascida em Joanesburgo (África do Sul), ela se mudou com a família para a Irlanda, país na Europa, onde pediu asilo em busca de um recomeço.
“Significa muito para mim”, disse Pamela Uba em entrevista ao jornal irlandês Irish Times. Por ter a nacionalidade irlandesa, ela pretende utilizar seu título de miss para mostrar uma imagem mais diversificada da Irlanda ao mundo. “Já experimentei o racismo e é horrível ouvir as pessoas me dizendo para voltar ao meu país quando trabalhei tanto para fazer da Irlanda meu lar”, relatou. “Somos todos humanos e todos merecemos o mesmo amor e respeito”, finalizou.
Foto de capa: Reprodução/Instagram.
LEIA TAMBÉM: Pela primeira vez, uma mulher negra vence o Miss Grand International
Ouça o episódio #18 – Pretas nordestinas: Pesquisa Científica:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Jornalista profissional (nº 4270/CE) preocupada com questões raciais, graduada pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É Gestora de mídia e pessoas; Fundadora, Diretora Executiva (CEO) e Editora-chefe do Negrê, o primeiro portal de mídia negra nordestina do Brasil. É autora do livro-reportagem “Mutuê: relatos e vivências de racismo em Fortaleza” (2021). Em 2021, foi Coordenadora de Jornalismo da TV Unifor. Em 2022, foi indicada ao 16º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Jornalista revelação – início de carreira”. Em 2023, foi indicada ao 17º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Região Nordeste” e finalista no Prêmio + Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira em 2023 e 2024. Soma experiências internacionais na África do Sul, Angola, Argentina e Estados Unidos.