Atlântico

Akon investe R$ 30 bilhões na construção de cidade futurista no Senegal

O cantor, compositor e produtor senegalês Akon, 48, já investiu 6 bilhões de dólares (o equivalente a 30,6 bilhões de reais), na construção de sua cidade planejada, Akon City. A cidade tem previsão para inauguração em 2029 e será localizada no parque Mbodiene, que fica a aproximadamente 100 quilômetros de Dacar, capital de Senegal, país da costa da África Ocidental.

O planejamento tem traços futurísticos, e a inspiração para a ideia foi a cidade fictícia de Wakanda, parte do universo do super-herói Pantera Negra. Além de instituições para serviço social geral como hospitais, escolas e faculdades, o plano também inclui estação de resíduos e uma usina elétrica de energia solar.

A ideia para a movimentação de renda da cidade é com o uso da Akoin, moeda específica para os moradores e esperada para ser utilizada em todo o continente africano. Em janeiro de 2020, Akon teve a autorização do governo de Senegal para a construção.

O objetivo de Akon é, além de deixar um legado, movimentar o investimento e o turismo local. A implantação de um serviço de energia sustentável chamado Akon Lighting Africa deve levar eletricidade a 15 países africanos usando energia solar.

Em seu Instagram, o cantor manifestou a gratidão com o primeiro passo para a conclusão da cidade. “A primeira pedra foi assentada por #Akoncity. Que Deus me abençoe com a oportunidade de ver a última”, publicou.

Foto de capa: Reprodução.

LEIA TAMBÉM: The Weeknd será protagonista em The Idol, nova série da HBO

Ouça o episódio #17 – Pretas nordestinas: empreendedorismo social:

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: