Qual criança negra nunca se sentiu constrangida na escola pelo “lápis cor de pele”, que obviamente é incompatível com o nosso tom? Foi pensando em acabar com essa micro-violência racista contra os pequenos que a marca soteropolitana Amora Brinquedos Afirmativos lançou a linha de giz de cera Amora Tons de Pele na semana passada.
Em 2018, a gigante de materiais de escritório alemã Faber-Castell lançou a linha de lápis Caras&Cores, na qual havia seis lápis tons de pele a mais. Neste ano, a empresa fez o mesmo com as linhas de hidrocor, giz, guache e massinha. Já o giz da Amora possui 12 tons de pele possíveis, dos mais claros aos mais escuros. A fim de promover práticas educacionais antirracistas, professores e escolas ganham um desconto nas compras.
Idealizado pela especialista em design estratégico e em docência, Georgia Nunes, a Amora Brinquedos Afirmativos surgiu em 2016, em Salvador (BA). “Somos um negócio social não apenas por trabalhar fortalecendo uma educação antirracista, mas sobretudo porque a cada Amora vendida, outro brinquedo afirmativo Amora é distribuído para escolas públicas”, afirma Georgia.
O objetivo da empresa é levar representatividade negra por meio de brinquedos e atividades lúdicas. A diversidade a que se propõe também é encontrada em outros produtos da marca, como bonecas, bonecos, quebra-cabeças e jogos de memória online. O Giz Amora Tons de Pele é mais um produto que vem para somar nessa missão.
Foto de capa: Cristóbal Fraga.
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Quando criança, sonhava em ser escritora. Hoje, é graduada em Letras e Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Prêmio Neusa Maria de Jornalismo. Produtora cultural, simpática, TCC nota 10 e faz tudo.