Notícias

APAN realiza 1ª edição do Festival Internacional de Audiovisual Negro

A Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) promove o 1º Festival Internacional de Audiovisual Negro do Brasil (FIANb), de 18 a 22 de novembro. O FIANb é um desdobramento do Seminário Audiovisual da APAN, realizado anualmente desde 2016. Neste ano, o festival acontece em formato online, com transmissão das mostras via TodesPlay, a plataforma de streaming da APAN. 

A programação do festival consiste em: Mostra de Obras Audiovisuais e Mostra Competitiva; primeira edição do Mercado Audiovisual da APAN (Mecaa), destinado a capacitar e disponibilizar oportunidades para produtoras negras (Laboratório de Produção Executiva e a Rodada de Negócios – Players); quarta edição da formação Laboratório Negras Narrativas. A inscrição para participar das três últimas atividades é gratuita. Os detalhes sobre os prazos e formulários estão disponíveis nos links.

“Um festival amplo, atento aos múltiplos formatos e diversas formas de se pensar e produzir audiovisual, foi ponto fundante da criação do FIANb como posicionamento político da diretoria e conselho da associação que, pela primeira vez, tem representação das cinco regiões do país. O diálogo constante nos aproxima como profissionais negros, mas [estamos] cientes também dos estágios e necessidades distintas de formação na produção audiovisual”, explica Rodrigo Antônio, um dos coordenadores do Festival.

A coordenadora de programação, Kariny Martins, ressalta a importância dos novos formatos de produção audiovisual, como séries para Instagram e produções para o YouTube. “Estas redes sociais estão cada vez mais presentes através do audiovisual. Queremos trazer experiências que possam ser formativas, estratégicas e que versem sobre a realidade, provocando possibilidades de produção, tendo como público profissionais já estabelecidos no mercado, jovens universitários e pessoas interessadas em estabelecer contato com o audiovisual negro”.

Sobre a programação 

Mostra de Obras Audiovisuais e Mostra Competitiva

Com uma equipe formada por curadores convidados das regiões Norte, Sul e Sudeste do País e profissionais da TodesPlay, serão montadas quatro sessões que disponibilizadas ao longo do Festival para voto do público. Os filmes da sessão ganhadora receberão um prêmio em dinheiro. 

Mecca 

Espaço de mercado e empreendedorismo do FIANb, o Mecca objetiva dar conta das múltiplas realidades dos associados e profissionais negros do departamento de produção, com diferentes níveis de formação, estrutura de empresas produtoras e estágios de projetos.

Laboratório de Produção Executiva 

O Lab de Produção Executiva ocorrerá na semana do Festival, entre os dias 19 e 21, das 10h às 16h. A ideia é ser um espaço formativo para os associados da APAN, com pouca expertise na elaboração e na apresentação de projetos, seja como pessoa física ou jurídica, por meio da partilha de documentos da rotina do produtor e diálogos com produtores executivos associados de maior trajetória da associação. 

Laboratório Negras Narrativas 

Com patrocínio do Amazon Studios e Amazon Prime Video, o Lab Negras Narrativas, que está em sua 4ª edição, selecionará projetos audiovisuais em etapa de desenvolvimento e produção de distintos gêneros e formatos. Contará com premiação por meio de aporte financeiro e apoio com equipamentos básicos de produção. Além disso, ao longo de 2021, terão consultorias especializadas no desenvolvimento e produção de obras audiovisuais com a equipe do Amazon Studios e de acesso a espaços formativos da APAN EAD, visando o desenvolvimento do projeto e a ampliação das possibilidades de inserção do profissional no mercado internacional. Abarcando projetos de narrativa seriada, longa-metragem e com enfoque central em projetos de curta-metragem, sendo selecionados três projetos de longa-metragem, três de narrativa seriada e dez curtas. 

Foto de capa: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: Black Brazil Art realiza evento online e gratuito sobre raça e gênero

Compartilhe: