Notícias

Aretha Duarte se torna primeira negra latino-americana a chegar ao topo do Everest

Atualizado às 14h50 do dia 22/07/2021

A montanhista e empreendedora socioambiental Aretha Duarte, 37, se tornou a primeira mulher negra latino-americana a chegar ao topo do monte Everest, o lugar mais alto do mundo. O feito foi registrado no dia 23 de maio de 2021, às 10h24 (horário do Nepal). Até o momento, 30 brasileiros atingiram o cume do Everest, das quais apenas seis são mulheres.

“O montanhismo é algo que eu me apaixonei e que eu diria que virou amor. Quando eu vi uma foto dessa montanha eu falei: ‘eu quero estar nesse lugar, eu posso estar nesse lugar’”, disse Aretha em um vídeo publicado em seu canal no YouTube, em 2020.

Aretha já participou de expedições ao Aconcágua (6.962 metros), na Argentina, a montanha mais alta da América do Sul; ao Alpamayo (5.450 metros) e Huayna Potosi (6.088 metros), na Bolívia; à avenida dos vulcões no Equador (com cume mais alto de 5.897 metros); ao russo Elbrus (5.642 metros), a montanha mais alta da Europa; e ao Kilimanjaro (5.895 metros), na Tanzânia, o mais alto da África.

Para chegar ao alto do Everest, Aretha decidiu coletar recicláveis. A empreendedora foi de porta em porta nas 28 casas da rua em que morava para convencer as famílias de que valia a pena separar o lixo para reciclagem. Os vizinhos entregavam o conteúdo na casa de Aretha toda sexta-feira, e ela levava para o ferro-velho no sábado.

“Eu sempre incentivo que mais pessoas conheçam esse tipo de lugar. Mulheres, montanha também é para a gente, por mais difícil que pareça! As montanhas também são nossas”, incentivou a atleta em um vídeo publicado durante a descida da montanha.

Foto de capa: Gabriel Tarso/On Adventure.

LEIA TAMBÉM: Filme Pantera Negra: Wakanda Para Sempre tem produção iniciada

Ouça o episódio #17 – Pretas nordestinas: Empreendedorismo social:

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: