Maranhão Notícias

Longa que retrata o Maranhão estreia em festivais e mostras internacionais

“Betânia”, dirigido por Marcelo Botta, levou o estado do Maranhão para as telas internacionais. O longa estreou fora do Brasil na Mostra Panorama, do 74º Festival Internacional de Cinema de Berlim 2024, realizado no mês de fevereiro. Em março, o filme segue realizando um tour por mostras e festivais europeus.

A obra retrata a trajetória de Betânia (Diana Mattos), uma mulher de 65 anos que retorna ao interior dos Lençóis Maranhenses, comunidade natal e também local onde vive a família. Nessa retomada da história da personagem, aspectos culturais, sociais e políticos da região também são evidenciados ao longo da trama, tendo ainda a pandemia da Covid-19 e a paisagem dos Lençóis como plano de fundo.

O longa foi resultado de um trabalho de 2018, ano em que o diretor Marcelo Botta produziu um documentário na região. Em 2021, após a pandemia, o cineasta começou o processo da produção do filme de ficção, trazendo um elenco de maioria estreante neste tipo de produção audiovisual.

“Betânia” tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros em outubro, após a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Próxima parada: França

Berlim foi apenas a primeira parada de “Betânia”. Neste mês de março, o longa segue para um tour na França, onde será apresentado em outras mostras e festivais. Entre eles, estão incluídos: 36º Cinélatino Festival Toulouse, de 15 a 24 de março; 12º Festival OjoLoco (Festival do Cinema Ibérico e Latino-americano ), nos dias 19 a 31 deste mês; e o Jangada VOD & Festival, entre os dias 27 de março a 2 de abril.

Confira o trailer de “Betânia”:

Foto de capa: Divulgação.

LEIA MAIS: NICHO 54 promove participação de 7 profissionais negros do Brasil no Festival de Cinema de Berlim

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: